Notícias

Curso de fotografia incentiva a valorização da estética negra

A formação dirigida por Fafá Araújo pretende problematizar alguns conceitos básicos da fotografia, traçando um panorama do uso do processo fotográfico como meio de expressão e seu papel no empoderamento do pensamento estético negro.

O fotógrafo Fafá Araújo ministrará curso intensivo intitulado “A fotografia como meio de expressão, informação e valorização da estética negra”, nos dias 8, 9, 10, 16 e 17 de fevereiro, em horários alternados, na sede do IME – Instituto Mídia Étnica. A formação, uma realização da Odú Comunicação em parceria com a DiPreta Produções, pretende problematizar alguns conceitos básicos da fotografia, traçando um panorama do uso do processo fotográfico e seu papel no empoderamento do pensamento estético negro. As inscrições seguem abertas até 3 de fevereiro (formulário online).

Na quarta edição, o curso acontecerá de forma participativa em cinco encontros, um deles será a aula prática em um estúdio fotográfico. Será possível proporcionar ao/a participante uma interação entre as informações trazidas por cada um/a e as teorias básicas desse universo, utilizando fotógrafos/as negros/as da África e da diáspora como referências.

Foto: Divulgação

“Tomaremos como inspiração a vida e a obra de fotógrafos/as negros/as da África e da Diáspora, observado suas técnicas e fotografias produzidas, analisando todo trabalhado expressivo de cada um/a. É utilizada nesse momento uma abordagem interseccional entre algumas áreas do conhecimento, principalmente dados históricos e recortes para localizar no tempo e contexto político que cada personagem desse esteve inserido”, disse Fafá.

Com carga horária de 30 horas e aulas práticas e teóricas, a turma tem trinta vagas e o investimento pessoal custa R$400,00. As inscrições podem ser realizadas através do link, até 03 de fevereiro. Informações sobre as formas de pagamento estão disponíveis no formulário de inscrição. Não é obrigatório que a/o participante possua câmeras fotográficas.

SERVIÇO

O que: Curso “A fotografia como meio de expressão, informação e valorização da estética negra”

Quando:

  • Aula 01 – sexta 08/02 (18:30h às 21:30h)

– Apresentação do cronograma do curso

– Introdução e apresentação da oficina

– Apresentação de referências negras na fotografia

  • Aula 02 – sábado 09/02 (09h às 13h)

– “A fotografia como meio de expressão, informação e valorização da estética negra”;

– Composição e enquadramento (O olhar fotográfico e a construção de uma foto que leve em conta a imagem positiva do/a negro/a);

– A indústria fotográfica e o determinismo de que o ‘normal’ para a foto é a pele branca;

– Luz, sombra e o corpo negro no quadro

  • Aula 03 – domingo 10/02 (08h às 17h)

– Atividade prática em Estúdio (Salvador)

  • Aula 04 – sábado 16/02 (09h às 13h)

– Edição, leitura e avaliação das fotos produzidas

– Apresentação dos trabalhos de fotógrafos negros da África e da Diáspora;

  • Aula 05 – domingo 17/02 (09h às 13h)

– Apresentação dos trabalhos de fotógrafos negros da África e da Diáspora;

Escambo de fotos

– Avaliação

– Encerramento

 Onde: Instituto Mídia Étnica (R. Areal de Baixo, 6 – Dois de Julho, Salvador – BA, 40060-120)

Quanto: R$400,00 (Quatrocentos reais)

Informações: DiPreta Produções – [email protected] | 7199292-8702

Fafá Araújo – [email protected] | 71 99288-4152

publicidade
publicidade