Revista Memória da Imprensa – Edições

O projeto “Memória da Imprensa – A História do Jornalismo Contada Por Quem Viveu” está com novo formato: o que era filme virou revista. Há 17 anos, a Associação Bahiana de Imprensa (ABI) registra histórias de jornalistas veteranos cujas atuações marcaram a imprensa da Bahia. Antes lançados em videodocumentários, os depoimentos passarão a integrar uma revista, em versões digital e impressa. A publicação é editada pelo jornalista Biaggio Talento, com projeto gráfico do artista visual e cartunista Gentil. A direção é assinada pelos jornalistas Valber Carvalho, Carollini Assis e Kau Rocha. 

O primeiro volume da série “Memória da Imprensa Baiana” foi lançado em 2005, para marcar os 75 anos da entidade. Coube ao documentarista Roberto Gaguinho (1942-2020) a tarefa de dirigir o filme, a convite do jornalista e então diretor da ABI, Agostinho Muniz. A estreia trouxe o depoimento do jornalista Jorge Calmon (1915-2006). No segundo volume, lançado em 2018, foi a vez do escritor e jornalista João Carlos Teixeira Gomes (1936-2020), mais conhecido como Joca (‘O Pena de Aço’), ser retratado por Gaguinho numa obra fílmica de 50 minutos. Em 2020, o “Memória da Imprensa” retornou sob a direção de Valber Carvalho, que se encarregou de expor as facetas do jornalista e poeta modernista Florisvaldo Mattos.

Em novo formato, o projeto traz os relatos das carreiras de 30 profissionais da comunicação, pautando suas atuações nas mais diversas editorias, desde o jornalismo cultural e esportivo até o jornalismo policial, além do relato sobre o período de censura e repressão vivido na ditadura militar. Além de terem presenciado um período de grande destaque do jornalismo baiano – da década de 60 até 90 – esses profissionais também foram testemunhas e narradores de eventos marcantes para a história nacional.

Boa leitura!

  • Confira abaixo as 3 edições já lançadas:
1ª edição – Junho 2022
2ª edição – Setembro 2022
3ª edição – Dezembro 2022