Revista Memória da Imprensa – Edições

O projeto “Memória da Imprensa – A História do Jornalismo Contada Por Quem Viveu” está com novo formato: o que era filme virou revista. Há 18 anos, a Associação Bahiana de Imprensa (ABI) registra histórias de jornalistas veteranos cujas atuações marcaram a imprensa da Bahia.

Antes lançados em videodocumentários, os depoimentos passaram a integrar uma revista, em versões digital e impressa. A publicação é editada pelo jornalista Biaggio Talento, com projeto gráfico do artista visual e cartunista Gentil e da designer gráfica Bianca Alves. Desde a primeira edição, as entrevistas são assinadas por jornalistas experientes: Valber Carvalho, Carollini Assis, Kau Rocha e Carol Gomes.

O primeiro volume da série “Memória da Imprensa Baiana” foi lançado em 2005, para marcar os 75 anos da entidade. Coube ao documentarista Roberto Gaguinho (1942-2020) a tarefa de dirigir o filme, a convite do jornalista e então diretor da ABI, Agostinho Muniz. A estreia trouxe o depoimento do jornalista Jorge Calmon (1915-2006). No segundo volume, lançado em 2018, foi a vez do escritor e jornalista João Carlos Teixeira Gomes (1936-2020), mais conhecido como Joca (‘O Pena de Aço’), ser retratado por Gaguinho numa obra fílmica de 50 minutos. Em 2020, o “Memória da Imprensa” retornou sob a direção de Valber Carvalho, que se encarregou de expor as facetas do jornalista e poeta modernista Florisvaldo Mattos.

As três primeiras edições trazem os relatos de 30 profissionais da comunicação, pautando suas atuações nas mais diversas editorias, desde o jornalismo cultural e esportivo até o jornalismo policial, além de abordar o período de censura e repressão vivido na ditadura militar. Esses profissionais não apenas presenciaram um período de grande destaque do jornalismo baiano – da década de 60 até 90 – como também foram testemunhas e narradores de eventos marcantes para a história nacional.

A quarta edição é uma publicação especial que celebra os 93 anos da ABI, comemorado no dia 17 de agosto de 2023. A revista, lançada no dia 16 de setembro, dá voz a Lady Eva, Alexandre Seixas, Zé de Jesus Barreto, Nelson Cadena e Vitor Hugo Soares, e reúne artigos relacionados com as discussões dos painéis que integraram a agenda de aniversário. Tem texto de Yuri Almeida, Danila de Jesus, Matheus Lens, Washington Souza, Samira de Castro, Cláudio Patterson, Moacy Neves, Jorge Gauthier e Rodrigo Moraes.

Boa leitura!

  • Confira abaixo as 4 edições já lançadas:
1ª edição – Junho 2022
2ª edição – Setembro 2022
3ª edição – Dezembro 2022
4ª edição – Setembro 2023 (especial 93 anos)