O antropólogo e escritor Ordep Serra, presidente da Academia de Letras da Bahia (ALB) é o convidado da Associação Bahiana de Imprensa no ciclo Temas Diversos, que ocorrerá durante a primeira reunião da Diretoria Executiva da ABI em 2024. Nesta quarta-feira (13), data de grande simbologia nacional, o acadêmico analisará os “60 anos do Comício das Reformas: Avanços, retrocessos e ameaças à democracia”. O evento online será transmitido às 11h30 pelo canal youtube.com/abi_bahia.
Em 13 de março de 1964, o Comício da Central do Brasil, também chamado de Comício das Reformas, reuniu cerca de 200 mil pessoas. No ato que definiria capítulos importantes da história do Brasil, o então presidente João Goulart (Jango), empossado em 1961, defendeu a realização das Reformas de Base – um programa que visava reestruturações agrária, tributária, eleitoral, bancária, urbana e educacional –, desencadeando uma imediata reação conservadora, no ato que ficou conhecido como a “Marcha da Família com Deus pela Liberdade”.
A passeata mobilizou mais de 500 mil pessoas nas ruas de São Paulo, para pedir a intervenção dos militares. Com a conspiração de grupos da extrema-direita a pleno vapor, em 31 de março, uma rebelião deu início ao golpe civil-militar, período caracterizado por censura, sequestros e execuções cometidas por agentes do governo brasileiro.
“A nossa conversa será fundamentalmente sobre os problemas que afetam a democracia, os atentados, os golpes, porque o pretexto básico é a lembrança do Comício das Reformas e o início de uma violência que foi feita ao estado democrático de direito, ao Brasil”, antecipa Ordep Serra, sobre a sua participação no Temas Diversos.
De acordo com o pesquisador, outros temas serão abordados durante a palestra. “Vamos falar da liberdade de pensamento, que foi ferida, da ameaça do fascismo que a gente continua enfrentando, além das relações entre jornalismo e literatura nesse contexto.”
O ciclo Temas Diversos é realizado a cada reunião mensal da ABI, sempre com convidados especialistas em áreas da comunicação, cultura e sociedade, como uma oportunidade de atualização e debates entre os dirigentes da instituição.
Sobre Ordep Serra – Graduado em Letras pela UNB, Mestre em Antropologia Social pela UNB e Doutor em Antropologia pela USP. Professor aposentado Associado do Departamento de Antropologia da FFCH/Ufba. Professor Participante do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Ufba, de que foi um dos fundadores e o primeiro coordenador. Escritor premiado em concursos nacionais de literatura. Presidente da Academia de Letras da Bahia (ALB). Confira a íntegra da bio neste link.
SERVIÇO
Ciclo Temas Diversos
Palestra: “60 anos do Comício das Reformas: Avanços, retrocessos e ameaças à democracia” com Ordep Serra
Dia 13 de março, às 11h30
Local: Youtube da ABI (@abi_bahia)