Notícias

Mulheres latino-americanas impulsionam startups de jornalismo independente

Líderes desses meios de comunicação baseados no Brasil, México e Argentina participarão de uma semana imersiva, com workshops sobre modelos de negócios, gerenciamento de projetos e inovação. Conheça as empresas selecionadas para a segunda edição do New Ventures Lab.

Projetos inovadores focados em alfabetização midiática, sexualidade, questões de gênero e verificação de informações, entre outros, foram selecionados para receber orientação e treinamento por 20 semanas, através do New Ventures Lab. Em sua segunda edição, o Laboratório de Novos Empreendimentos (NVL) é o primeiro acelerador de mídia independente liderado por mulheres. A iniciativa, que começou no dia 14 de janeiro e segue até 7 de junho, é da “Chicas Poderosas”, uma comunidade global que promove a liderança feminina e gera conhecimento para o futuro da mídia.

Por meio de reuniões virtuais e presenciais, as líderes desses meios de comunicação baseados no Brasil, México e Argentina participarão de uma semana imersiva, em São Paulo, com workshops sobre modelos de negócios, gerenciamento de projetos e inovação, com especialistas internacionais.

Usando a metodologia do design thinking, as equipes desenvolverão modelos de negócios sustentáveis ​​que serão apresentados aos potenciais investidores no final do programa. O objetivo é melhorar a gestão das empresas, planejamento estratégico e ajudar a consolidar suas equipes.

Confira abaixo os nove projetos selecionados para este ano:

Az Mina

A revista Az Mina usa a informação como arma para combater a desigualdade de gênero. O time composto pela CEO Carolina Oms, a editora-chefe Thais Folego, a editora e repórter Helena Bertho e a diretora de arte Larissa Ribeiro já vem fazendo barulho no meio de mídia independente brasileiro e agora buscam ainda mais força para combater o autoritarismo e o machismo.

Facebook: https://www.facebook.com/revistaazmina

Twitter: https://twitter.com/revistaazmina

Instagram: https://www.instagram.com/revistaazmina/

Eté Checagem

Eté Checagem ingressou na luta contra as fake news em 2018 para defender os direitos humanos, a população LGBTQI, negra, mulheres e jovens. Usando o Facebook, Twitter e Whatsapp, postavam o resultado das investigações jornalísticas, tornando-se uma das vozes de suporte à informação de qualidade. As jornalistas Viviane Tavares, Leila Salim e a produtora Mariana Medeiros querem desenvolver o Eté Checagem com modelo de negócios e descobrir que fontes de renda são viáveis para o projeto. Indo além, querem treinar mulheres e meninas para desenvolver seus projetos de verificação.

Facebook: https://www.facebook.com/EteChecagem

Twitter: https://twitter.com/ete_checagem

Fiquem Sabendo

Fiquem Sabendo se autointitula agência de dados independente que tem a proposta de divulgar informação de interesse social que o poder público não dá publicidade. A missão deles é democratizar o uso da Lei de Acesso à Informação (LAI) – dispositivo similar ao que ocorre com o Ato pela Liberdade de Informação (FOIA) nos Estados Unidos. Com isso, promover uma cultura de transparência e controle social.  Maria Vitória Ramos, líder do projeto, e Luiz Fernando Toledo , gerente do projeto, querem estruturar o negócio financeiro e torná-lo sustentável. E, claro, esperam que mais cidadãos, jornalistas e pesquisadores conheçam a LAI e fomentem mudanças positivas na sociedade.

Facebook: facebook.com/fiquemsabendo

Twitter: https://twitter.com/_fiquemsabendo

Instagram: https://www.instagram.com/_fiquemsabendo/

Mídia Makers

Este time carioca quer levar tecnologia para as salas de aula e transformar cada aluno e professor em um produtor de mídia. E quem consegue escapar das ferramentas de busca e das mídias sociais atualmente? Midia Makers pretende encurtar a distância entre a escola e a vida tecnológica do aluno em casa, tornando tudo mais moderno e atraente, sem esquecer de mencionar o quão urgente é tornar todos alfabetizados para lidar com os novos fenômenos da mídia digital. A CEO Mariana Ochs, juntamente com a estrategista de conteúdo Nayse Lopez e o designer Rodrigo Moura querem, em 2019, ver todos os segmentos da sociedade engajados em apoiar uma sociedade saudável, ética e democrática através da comunicação.

Facebook: https://www.facebook.com/midiamakers/

Twitter: https://twitter.com/MidiaMakers

Modefica

Fundado por Marina Colerato e contando com a repórter Juliana Aguilera, a plataforma de conteúdo tem a ambição de engajar o público numa nova forma de produzir, consumir e se organizar sócio e economicamente para que haja uma sociedade mais próspera.  E a discussão passa por Moda, Gênero e Sustentabilidade. O portal de conteúdo já tem uma trajetória de conquistas, realizando conversas on e off-line e campanhas bem sucedidas de crowdfunding.

facebook: https://www.facebook.com/modefica/

instagram: https://www.instagram.com/modefica/

ONG Casa Mãe

Alexia Santi, Júlia Vianna, Ana Meigger, Thaiz Leão e  Zá Coelho compõem o time da Casa Mãe, organização sem fins lucrativos que busca tornar a maternidade numa experiência mais saudável e também mais igualdade para as mulheres. Em 2019, querem aprender a como tornar o negócio delas sustentável.

Garotas que Gozam

Que a educação sexual seja naturalizada é o objetivo deste projeto. E vão fazer uso de podcast para fomentar discussões baseadas no autoconhecimento e no conhecimento do corpo. O convite é para que profissionais da sexualidade e mulheres estejam juntas nesta conversa, com muita leveza e humor. Mariana Nagem e Bianca Jhordão formam a equipe de Garotas que gozam.

BEBA – Argentina

Esta equipe  de comunicadoras argentinas está ajudando a compor o cenário efervescente das discussões feministas na Argentina. Esses últimos anos foram agitados e com progressos, mas elas acreditam que ainda há muito o que percorrer no que diz respeito à educação sexual e ao feminismo para os jovens. E para ajudar, pretendem fazer uso de muitas plataformas, recursos visuais e tecnologias. Em 2019, a CEO do projeto Emilia Ruiz de Olano, a editora-chefe Ayelén Cisneros, a gerente de comunidades Ana Montes e a designers líderes Silvina Galzerano, Lucía Olmos, Agostina Cincotta e Camil Camarero querem crescer e dominar o mundo.

Facebook: https://facebook.com/somosbeba

Twitter: https://twitter.com/somosbeba

Instagram: https://www.instagram.com/somosbeba/

El Placer de Saber – México

Este coletivo independente vem do México para discutir a sexualidade com jovens e adultos de forma didática e atrativas, deixando o tabu de lado e alcançando uma vida mais saudável e esclarecida para todos. E como farão isso? Construindo uma plataforma que conecta profissionais sobre sexualidade e estimula que trabalhem juntos e também divulguem seus trabalhos a fim de que monetizem. Em 2019, Claudia Gutiérrez Montaño e Paulina Guijarro Núñez querem lançar uma nova plataforma e engajar ainda mais gente interessante em sua comunidade.

Facebook: https://www.facebook.com/Elplacerdelsaber/

Twitter: https://twitter.com/placerdelsaber

Instagram: https://www.instagram.com/elplacerdelsaber/

publicidade
publicidade