A Rede Global de Jornalismo Investigativo (GIJN, sigla em inglês), junto com a associação alemã Netzwerk Recherche e a Interlink Academy for International Dialog and Journalism, está com inscrições abertas (aqui), até 5 de maio, para a 11ª edição da Conferência Global de Jornalismo Investigativo . O evento ocorrerá entre 26 e 29 de setembro em Hamburgo, Alemanha. Estão sendo oferecidas cerca de 200 bolsas para jornalistas que queiram participar.
Para poder se inscrever, os interessados devem trabalhar em veículos de mídia impressa, online, rádio, televisão ou atuar como documentaristas residentes em países em desenvolvimento. Também são habilitados à concorrência os profissionais da comunidade LGBT, indígenas, jornalistas cidadãos e jornalistas exilados de seus países de origem. Ter trabalhado com jornalismo investigativo é um diferencial. Os selecionados serão informados no dia 30 de junho.
As bolsas contemplam passagens aéreas de ida e volta, hospedagem, translado do aeroporto ao hotel, café da manhã e almoço durante a realização da conferência, além do jantar da cerimônia de premiação. As despesas diárias com transporte e alimentação ficam a cargo dos bolsistas que também deverão arcar com as taxas de visto e transporte do aeroporto no país de origem.
É exigido dos bolsitas a produção de uma reportagem sobre o GIJC19 ou a realização de uma apresentação do conhecimento adquirido no evento para outros jornalistas em seus países de origem. Exemplos de materiais produzidos em edições anteriores podem ser acessados aqui.
A Conferência é a maior reunião internacional de jornalistas investigativos e de dados e ocorre a cada dois anos. A GIJC19 trará mais de 150 painéis de discussão, workshops e sessões de network, além de programação especial sobre documentários, estratégias de sustentabilidade e segurança.