Enquanto uma sequência lógica decide os resultados de uma pesquisa em um navegador, outra guia seleciona posts que serão mostrados no seu feed, omitindo outras postagens e sugerindo contas para você seguir. Justificado pelo objetivo de aumentar a interação entre os usuários, o uso do algoritmo para deixar notícias em segundo plano faz parte do esforço de combate às fake news. Como efeito colateral desse emprego do algoritmo nas redes sociais, vem a diminuição do alcance do conteúdo distribuído por empresas jornalísticas, que hoje têm no Facebook um importante canal de divulgação de suas notícias. Para os veículos de comunicação tornou-se cada vez mais difícil e caro captar a audiência.
Em um alerta sobre a atuação dos algoritmos, o jornal El País Brasil publicou um comunicado sob o título “Não dependa do algoritmo. Receba a newsletter do El País“, para anunciar a sua newsletter diária. A iniciativa tenta minimizar as dificuldades e a dependência em relação às mídias sociais, e segue uma tendência que se consolida mundo afora. “Não deixe que o algoritmo selecione o que você vai ler e entender a cada manhã”, diz o texto, que ressalta a possibilidade de o assinante ter “em primeira mão a nova maneira de contar o Brasil ao mundo e o mundo ao Brasil”.
O informativo digital gratuito é oferecido de segunda a sexta. Aos sábados, conta com edição especial de fim de semana, incluindo seleção de reportagens mais aprofundadas, reflexões contemporâneas e textos de colunistas. (com informações do Portal Imprensa)