ABI BAHIANA Notícias

ABI reitera defesa da liberdade de imprensa em Jeremoabo; em meio a ataques, profissionais criam o Dia Mundial do Jornalismo

Na última sexta-feira (25), a Associação Bahiana de Imprensa (ABI) repudiou a violência contra a imprensa no interior do estado através de uma matéria publicada no site. Nela, Jeremoabo, Ibicoara, e Luís Eduardo Magalhães foram municípios relatados onde ocorreram ataques verbais e o mais grave, violência física, durante a atuação de jornalistas nos últimos meses. Na manhã deste mesmo dia, ainda pela manhã, uma carta aberta foi endereçada à Associação Brasileira de Imprensa (ABI), emitida através do blog de Dedé Montalvão por um cidadão não identificado. A carta denuncia o cerceamento do jornalismo na cidade de Jeremoabo. (Veja aqui).

O portal “ChicoSabeTudo”, que reúne informações sobre todo interior da Bahia, oriundo de Paulo Afonso, também usou a Internet para denunciar o cerceamento de sua atuação no município de Jeremoabo. O texto publicado no site está acompanhado de áudio em que aponta o chefe do gabinete do atual prefeito da cidade, Deri Palma, como autor de uma série de discursos violentos acompanhado de ameaça de morte.

O autor da ameaça contra ChicoSabeTudo, Antonio Jadson do Nascimento, confirmou a autoria da ameaça à redação do Bahia Notícias e se desculpou. Ele afirma que estava sob “surto”. Ernesto Marques, presidente da Associação Bahiana de Imprensa (ABI), reitera o inaceitável comportamento agressivo contra os profissionais da imprensa e se se posicionou contra o ocorrido. “Desejamos que o Dr. Jadson recupere seu equilíbrio, de maneira a não se retratar apenas pela repercussão negativa do fato para o prefeito e candidato à reeleição”, afirma. 

“É, ainda mais importante, que o prefeito exerça liderança positiva sobre sua equipe, pois tanto as ameaças grotescas do chefe de gabinete, quanto a agressão física praticada pelo secretário de Infraestrutura são igualmente inaceitáveis e merecedoras do tratamento devido pelas autoridades competentes”, alerta o presidente. 

World News Day – Dia Mundial do Jornalismo

O pedido de desculpas de Antonio Jadson de Nascimento, autor dos discursos de ódio proferidos contra o jornalista do portal ChicoSabeTudo foi realizado no mesmo dia em que 150 redações de todo o mundo e veículos brasileiros divulgaram a criação do World News Day (Dia Mundial do Jornalismo), em 28 de setembro. Segundo opinião do Grupo RBS, publicada no GaúchaZH (GZH), “sempre que se cria uma data do gênero,  é porque, de alguma forma, a sociedade se vê convidada a prestar atenção a um tema relevante e de interesse coletivo”.

O Grupo RBS afirma que há sempre algumas etapas no processo de ataque contra a imprensa. Primeiro, “procura-se neutralizar o mensageiro por meio de sórdidos e anônimos movimentos de difamação a partir das redes sociais. Em grande medida, o objetivo dos fabricantes de desinformação é desmerecer notícias, denúncias e investigações que, de alguma forma, possam prejudicar seus objetivos políticos”, aponta o site. Depois há um processo de “enfraquecimento ou desaparecimento de meios independentes os chamados ‘desertos de notícias’, alerta o veículo.

A iniciativa da criação é do The Canadian Journalism Foundation (CJF) e do World EditorsForum (WEF) com apoio do Google News Initiative. A Bahia está representada pelo Correio na lista de veículos apoiadores da iniciativa. Entidades brasileiras e veículos nacionais também fazem parte do projeto a exemplo do 100Fronteiras, Grupo RBS GZH, UOL, Nexo Jornal, e outros.

Veja a lista de entidades e veículos de todo o mundo que participam da criação do Dia Mundial da Imprensa.

*Com informações do Bahia Notícias, GZH e UOL

publicidade
publicidade