Diferente das informações que chegam à sociedade de forma indiscriminada por meio das redes sociais, a newsletter ou boletim informativo ressurgiu como alternativa aos conteúdos não selecionados por pessoas reais, entregues através da Internet. As newsletters (“boletins informativos” em português) geralmente eram enviadas por correio eletrônico, SMS ou MMS. Com o avanço da globalização e consequentemente do ciberespaço, as notícias dos boletins passaram a ser comumente enviadas por e-mail ou através das notificações de push.
Na Bahia, jornalistas do município de Vitória da Conquista criaram a newsletter ‘Vem Pro Fluxo’, boletim sobre oportunidades para profissionais e estudantes de jornalismo relacionadas ao mercado brasileiro de comunicação. Criada por Afonso Ribas, Karina Costa e Victória Lôbo, a newsletter faz parte de um projeto maior, o Jornalismo Revolucionário. “O que acontece muito com jornalistas recém-formados, especialmente aqui no interior baiano, é que eles não encontram emprego na área e precisam migrar para o marketing, aprender a trabalhar como designer ou outra atividade com vagas disponíveis no mercado”, expõe Karina Costa.
O conteúdo é dividido em cinco seções, que incluem informações sobre prêmios e concursos, bolsas de estudo e de intercâmbio, programas de financiamento, eventos e cursos para jornalistas. “Damos prioridade para oportunidades de nível nacional, que possam, portanto, contemplar jornalistas e estudantes de jornalismo de qualquer lugar do país, e também divulgamos oportunidades internacionais que jornalistas brasileiros podem concorrer”, conta Afonso.
A newsletter ainda possui uma parte dedicada à indicação de livros, reportagens e podcasts, além de informar os assinantes sobre tendências e novidades na área. Completando um ano este mês, o principal desafio, segundo o cofundador da ‘Vem Pro Fluxo’, é ampliar o alcance e chegar a cada vez mais jornalistas independentes e empreendedores. “Para superar esse desafio, temos buscado divulgar ambos os projetos (Jornalismo Revolucionário e ‘Vem Pro Fluxo) em canais acessados pelo nosso público-alvo, incentivando quem já nos acompanha a compartilhar e indicar o que fazemos para outros colegas de profissão”, explica Ribas.
Cajueira, newsletter gratuita sobre o Nordeste
A região Nordeste se tornou um dos assuntos mais comentados na internet, depois que a Revista Veja divulgou a capa especial do aniversário de 467 anos da cidade de São Paulo. A publicação nomeou a cidade sudestina como “A Capital do Nordeste” e recebeu críticas, por demonstrar despreparo no trato com as regionalidades brasileiras. Composta por seis pessoas socialmente interpretadas como brancas, a capa deu o que falar e gerou inúmeras discussões nas redes sociais através de textos, vídeos e até memes.
Desde novembro de 2020, a Região Nordeste conta com uma iniciativa que contrapõe os estereótipos nordestinos reproduzidos na imprensa e mídias sociais: a newsletter “Cajueira”, que já possui mais de 800 assinantes. O nicho do boletim se trata da curadoria de conteúdos jornalísticos independentes nos estados do nordeste. As brasileiras Mariana Ceci (de Natal), Nayara Felizardo (de Teresina), Mariama Correia e Joana Suarez (Recife), responsáveis pelo projeto contaram a à LatAm Journalism Review (LJR) do Knight Center, sobre o processo de criação. As quatro colaboradoras atuam de forma voluntária, em função de o projeto não ter financiamento ou fonte de receita.
“Tenho mais acesso à informação sobre o que está acontecendo em São Paulo do que sobre a Paraíba, que está aqui do lado. E muitas vezes isso me interessa mais, porque está mais próximo e é mais parecido com a minha realidade”, conta Mariana Ceci, primeira a tomar iniciativa na criação da newsletter. Ela convidou Nayara, Mariama e Joana, que expressavam descontentamento com os estereótipos da população nordestina no Brasil.
À LatAm Journalism Review as jornalistas alertaram que “homogeneizar as realidades de um território diverso” ignora a relevância histórica, cultural e econômica dos nove estados do nordeste. As edições já abordaram temas como a pandemia de COVID-19, eleições municipais de 2020. Além de divulgar a produção de veículos nordestinos independentes, a newsletter pede para os leitores apoiarem essas organizações.
Veja a reportagem completa da LatAm Journalism Review sobre a ‘Cajueira’ aqui.