Na manhã desta quinta-feira (15), a Câmara Municipal de Salvador premiou os cinco jornalistas vencedores da 7ª edição do Prêmio Jânio Lopo de Jornalismo – Ano 2022, nas categorias de rádio, internet, TV e jornal impresso. Realizada no Plenário Cosme de Farias, a solenidade foi presidida pelo vereador Téo Senna (PSDB), autor do Projeto de Resolução nº 14/2010 que deu origem à premiação.
Participaram da solenidade os vereadores Marcelo Maia (PMN), Marta Rodrigues (PT) e Augusto Vasconcelos (PCdoB), além da secretária de Comunicação da Prefeitura de Salvador, Renata Vidal, e da subsecretária Marina Sampaio.
Os jornalistas mais votados pelos vereadores neste ano foram Adelson Carvalho (Rádio Sociedade), Henrique Brinco (Jornal Tribuna da Bahia), Matheus Morais (Site Bahia.ba), Ramon Margiolle (Site Informe Baiano) e Victor Pinto (TV Band Bahia).
Em seu discurso, Téo Senna destacou a atuação profissional de Jânio Lopo e o trabalho dos jornalistas que ganharam a premiação. “Cada jornalista aqui, com suas fontes, gerou e produziu matérias com zelo e responsabilidade e por isso mesmo foi reconhecido pelo seu trabalho, fazendo valer este prêmio e o que ele significa em se tratando do jornalismo praticado por Jânio Lopo. Com mais um ano dessa premiação, a Câmara Municipal de Salvador eterniza a memória desse inesquecível profissional”, afirmou.
Ao falar da doutrina do jornalismo, de servir à população, Téo Senna falou da importância do trabalho dos vencedores para a cidade de Salvador. “Tenho certeza de que todos os cinco jornalistas que hoje aqui estão e que têm a honra de receber a 7ª edição do prêmio servem a este jornalismo, sério e responsável. Parabenizo a todos vocês, que, de forma independente, cobrem as atividades desta Casa e com isso contribuem para que a população da nossa cidade conheça melhor o que é a Câmara Municipal de Salvador”, destacou Senna.
Vencedores
Acompanhado da esposa Natalícia e dos dois filhos, Adelson Filho e Maria Eduarda, Adelson Carvalho agradeceu a escolha do seu nome e dedicou o prêmio ao seu avô Porfírio Carvalho e à sua tia Vera Lúcia Carvalho, falecida recentemente. “Estou muito feliz por essa premiação e esse reconhecimento. É muito bom a gente saber que nosso trabalho está sendo observado. Anos e anos de rádio e televisão, um dia o reconhecimento chega”, disse o apresentador.
Ganhador do prêmio pela quinta vez, Henrique Brinco recebeu a homenagem ao lado dos pais Rachel e Moacir Brinco. Ele falou dos ataques sofridos nos últimos anos pelo jornalismo e agradeceu a premiação. Matheus Morais, por sua vez, endossou as palavras de Brinco e destacou a importância de se respeitar o jornalismo e os jornalistas. “Nós queremos que nos respeitem, pois nós respeitamos a todos”, disse Matheus, vencedor pela terceira vez.
Também premiado pela terceira vez, o jornalista Ramon Margiolle afirmou que é um reconhecimento importante, “sobretudo no momento complicado em que a imprensa vive, com tantos ataques aos profissionais da imprensa. Mas nos incentiva a continuar no caminho correto, da busca incessante da notícia”, disse.
Victor Pinto, também ganhador do prêmio pela terceira vez, afirmou que “apesar de ocorrer diversos casos de agressão à imprensa, os políticos e mandatos passam, porém, a instituição jornalismo permanece”.
O diretor de Comunicação da Câmara, Osvaldo Lyra, destacou a satisfação de fazer parte da entrega do prêmio aos colegas, relembrou a trajetória de Jânio na Tribuna da Bahia e falou do desafio de conduzir os trabalhos a partir de 2010, após o falecimento do “companheirinho”, como era carinhosamente chamado pelos colegas. Sempre presente nas premiações, Sueli Lopo, viúva de Jânio, ao lado da sua filha Janaína Lopo, agradeceu mais um ano da homenagem. A solenidade contou com a apresentação do Coral da Câmara Municipal.
Texto: Assessoria de Comunicação do Vereador Téo Senna/CMS