Notícias

Livro sobre a jornalista Antonieta de Barros será lançado em Salvador

Lançamento da obra integra programação da II Semana da Consciência Negra BANTU

O Instituto Cultural BANTU vai promover de 14 a 16 de novembro a II Semana da Consciência Negra BANTU: Celebrando Identidade e Cultura. E um dos eventos da programação é o lançamento do livro “Antonieta de Barros: Discursos, entrevistas e outros textos”, da escritora e professora Jeruse Romão. O lançamento acontecerá amanhã (14), às 17h30, no Teatro Gregório de Mattos, em Salvador.

Professora das redes pública e particular, ativista nas questões de gênero e cor, Jeruse Romão estará na capital baiana para lançar a obra que regasta a produção de Antonieta de Barros, primeira deputada negra eleita no Brasil e uma jornalista que, de 1929 a 1951, escreveu em oito jornais sem nunca ter falado de sua cor.

Jeruse Romão

Antonieta atuou nos jornais numa época em que os veículos tinham como principais produtos de beleza o “Cremme Oriza, para branquear, abrandar e refrescar a pele” e o “Tônico Oriental para cabelos finos como seda”, como destaca o artigo escrito pela jornalista Aline Torres, para o El País.

Durante duas pesquisas, Jeruse teve acesso a informações valiosas e pouco conhecidas pela sociedade, além de imagens raras da época de Antonieta. Ela também é autora do livro “Antonieta de Barros: Professora, escritora, jornalista, primeira deputada catarinense e negra do Brasil”, que passeia pelo legado na educação deixado professora. A jovem então com 21 anos fundou uma escola, aos 24 escrevia em jornais sobre educação, criticava o cenário político e a condição das mulheres, aos 33 foi eleita deputada estadual de Santa Catarina pelo Partido Liberal Catarinense e foi na atuação política que conseguiu ter todos seus projetos aprovados. (Leia entrevista de Jeruse Romão sobre a obra)

A II Semana da Consciência Negra BANTU tem como objetivo primordial celebrar e destacar a rica cultura, história e influência da comunidade negra, proporcionando um ambiente que fomente a conscientização, educação e valorização da identidade negra. Além disso, o evento busca promover a sensibilização sobre a importância da equidade racial e honrar a memória de Makota Valdina e Mestre Gerson Quadrado, reconhecendo suas contribuições essenciais para a preservação das tradições culturais negras.

Com apoio da Fundação Gregório de Mattos, o evento adota uma abordagem inclusiva e solidária para os ingressos. Nos dias 14 e 15, os participantes podem contribuir com o valor que desejam, tornando o evento acessível a todos. No dia 16, o ingresso é a doação de 1 quilo de alimento não perecível, promovendo a solidariedade e ajudando aqueles que enfrentam dificuldades alimentares.

SERVIÇO

II Semana da Consciência Negra BANTU: Celebrando Identidade e Cultura
14, 15 e 16 de novembro | 17h – 20h
Acesso: https://www.sympla.com.br/evento/ii-semana-da-consciencia-negra-bantu-celebrando-identidade-e-cultura/2173164

publicidade
publicidade