Em clima de amor e solidariedade, a Associação Bahiana de Imprensa resolveu abrir sua tradicional campanha natalina para toda a sociedade, nesta terça-feira, 5 de dezembro, Dia Internacional do Voluntário. Anualmente, os diretores da ABI unem forças em prol de uma instituição e doam cestas básicas. Dessa vez, a ação social vai assistir a Comunidade da Trindade, um lugar dedicado a acolher pessoas em situação de rua, espalhando calor humano e esperança. Até o dia 14 de dezembro, entre 9h e 16h, o ponto de coleta das doações é a sede da ABI, na Praça da Sé, Centro Histórico.
- Confira ao final do texto uma lista com sugestões de itens para doar!
Além de alimentos não-perecíveis, a campanha de 2023 está arrecadando itens básicos para o pleno funcionamento da Comunidade, como medicamentos e materiais de limpeza e higiene. “Junte-se a nós para tornar especial o fim de ano daqueles que mais precisam. Vamos compartilhar o que temos e fazer deste Natal uma época de amor e generosidade”, convida o diretor social da ABI, Nelson José de Carvalho.
“Sua doação será como um abraço caloroso para quem enfrenta dias difíceis. Cada item doado é um gesto de amor que contribuirá para tornar o Natal dessas pessoas mais acolhedor e digno”, completa Amália Casal, 1ª secretária da entidade. Ela e a jornalista Simone Ribeiro, conselheira fiscal da ABI, visitaram o local e conversaram com o fundador da Comunidade, o padre Henrique da Trindade, para conhecer as principais necessidades.
Conhecendo a Comunidade
Você já deve ter reparado ali em Águas de Meninos, na região da Cidade Baixa (próximo ao Mercado do Peixe), uma igreja no alto de uma escadaria, cercada de verde. Quem olha de fora não imagina que o lugar abriga e transforma as vidas de homens e mulheres que ainda não têm um lar para chamar de seu. Foi ali, nos arredores da Igreja da Santíssima Trindade, que nasceu a Comunidade da Trindade.
O templo foi construído no século XVIII e passa por algumas intervenções para melhorias na estrutura. Nos últimos anos, foram realizadas obras no telhado, no interior da igreja e, a mais recente, em sua fachada com elementos rococó e neoclássico.
O padre Henrique da Trindade chegou à localidade durante uma peregrinação a Salvador. “A igreja da Trindade foi colocada na rota para um momento de oração, mas encontramos o lugar fechado. Conversei com o administrador, o padre João, devolvemos o culto à Trindade e passamos a acolher as pessoas”, conta o religioso.
Hoje, 21 imóveis ao redor da igreja são lares. “Transformamos em casas. Não temos funcionários para a vida interna da comunidade. Todos fazem as tarefas. Aprendem a cozinhar, fazer limpeza, cuidar da horta. Para um dia ela ser uma pessoa autônoma. O foco é estimular o relacionamento, a capacidade de viver em sociedade”, explica.
Cerca de 100 pessoas são acolhidas todos os anos pela comunidade. De acordo com padre Henrique, a demanda é natural, as pessoas procuram a comunidade, onde o atendimento é individualizado. “Temos psiquiatra, psicóloga, auxiliamos na parte de documentação e geração de renda, por meio de bazar, artesanato e outras oficinas profissionalizantes.”
Entre os projetos tocados na Comunidade estão o “Levanta-te e Anda”, um Centro de Referência Diurno que completou 15 anos em 2023, com a proposta de oferecer suporte e apoio humanizado para pessoas em situação de rua.
Henrique da Trindade rejeita o rótulo de ONG. “Esse projeto é diferente. Todos nós já dormimos na rua. Dormi 11 anos nas ruas como religioso. Nosso vínculo é natural, somos peregrinos, vimos de uma partilha de vida. Isso nos permite dizer ‘nós’. Não é como uma organização, vivemos em comunidade”.
Publicação
Todas as ações da Comunidade da Trindade estampam as páginas da Revista Aurora da Rua. O veículo de comunicação surgiu em 2007, em formato de jornal, para revelar a beleza do povo de rua e resgatar a autoestima e a dignidade dessa população. Muitas coisas aconteceram desde o lançamento.
Em 2017, o jornal se transformou em revista. A publicação é vendida por vendedores treinados e credenciados pela Comunidade. “Quem compra a revista gera inclusão social. Não temos patrocínio nem anunciantes, apenas apoiadores. O Aurora da Rua colabora na geração de renda dos vendedores e na reinserção social de homens e mulheres”, ressalta o padre Henrique.
Com projeto gráfico e diagramação da designer Aiana Benedito, a revista tem Íris Queiroz como jornalista responsável pela publicação, que sai a cada dois meses, com tiragem de 2 mil exemplares.
Para adquirir o exemplar, o interessado pode preencher o formulário disponível no site do projeto Sou Solidário [clique aqui], ação que colabora com a manutenção dos projetos da Trindade.
Como ajudar?
Há muitas formas de apoiar a Comunidade da Trindade, localizada na Igreja da Trindade, Av Jequitaia 165 – Água de Meninos, Salvador
- Adquira o livro “Peregrinas e Peregrinos da Trindade”, escrito por padre Henrique
- Compre a Revista Aurora da Rua
- Faça a sua doação por meio da Sou Solidário
COMUNIDADE DA TRINDADE
Instagram: @igrejadatrindade
Youtube: @comunidadedatrindade
Facebook: @ComunidadeDaTrindade
71 98525-6374 (WhatsApp)
71 98525-6374
AURORA DA RUA
[email protected]
@auroradaruaoficial
Confira abaixo a lista de itens para doação:
OBS: A sede da ABI vai receber até o dia 14/12, de segunda a sexta, das 9h às 16h. Rua Guedes de Brito, 1 – Praça da Sé, Centro Histórico | Informações: 71 8426-1460 (WhatsApp)
Alimentos
Café
Leite
Óleo
Margarina
Proteínas: frango, ovos, soja, sardinha…
Para o Natal: peru ou chester – panetone – batata palha
Limpeza
Água sanitária
Desinfetante
Sabão em pó
Medicamentos
Analgésicos, antitérmicos
Vitaminas (C, D , B)
Antigripal
Anti-inflamatórios (Ibuprofeno, prednisona…)
Anti- histamínicos
Pomadas: anti-inflamatória (diclofenaco) – corticoide (betametasona, dexametasona…) – Cicatrizante
Material para curativos: Esparadrapo – Ataduras – Soro fisiológico – Spray de rifamicina – Luvas M ou G
Aparelhos: Termômetro – Aparelho para medir a pressão
Higiene pessoal
Barbeador
Desodorante tipo roll-on
Alfazema
Corta-unhas