ABI BAHIANA Blog das vidas

ABI lamenta a perda do diretor Jorge Ramos

Jornalista e escritor, o 2º secretário da ABI morreu nesta quinta (5) aos 68 anos

Profundamente consternada, a Associação Bahiana de Imprensa lamenta o falecimento do seu segundo-secretário Jorge Ramos, jornalista, escritor, professor, pesquisador e historiador nato. Às vésperas de completar 69 anos, Jorginho, como era carinhosamente tratado pelos colegas, passou mal durante uma atividade física nesta quinta-feira (4), foi atendido por socorristas do Samu, mas não resistiu. Ele deixa a viúva Aninha, um casamento de décadas, e os filhos Diego e Desireé.

Atualmente, Jorginho dirigia a Biblioteca Ruy Barbosa do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB).

Ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia (Sinjorba), ele estreou na profissão no extinto jornal Diário de Notícias. Migrou para emissoras de televisão e atuou nas TVs Bandeirantes, Aratu, Bahia, Santa Cruz (Itabuna) e Educativa. Foi diretor da Central de Jornalismo do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb).

No meio acadêmico, atuou como professor da Facom (Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia) e nas faculdade São Bento e Dois de Julho, em Salvador. Também lecionou jornalismo, em Angola. Teve também atuação destacada em assessorias de imprensa de órgãos públicos do Município e do Estado.

Natural de Ipirá-BA, ele não escondia a paixão que nutria pela história e histórias da Bahia, sobretudo do Recôncavo Baiano. Na literatura, publicou pela Solisluna Editora o livro “O Semeador de Orquestras – História de um Maestro Abolicionista” sobre a vida e a obra do maestro baiano Tranquilino Bastos.

“Apesar da profunda tristeza, temos a esperança de que possamos nos unir em memória de um homem extraordinário que tocou tantas vidas com sua sabedoria, bondade e amor”, diz a nota assinada por sua esposa e filhos. O comunicado lembra que Jorginho viveu de forma plena e feliz, além de ressaltar sua dedicação ao jornalismo e seu compromisso com a democracia e a justiça.

A cerimônia de cremação está marcada para esta sexta-feira (5), às 16h30, no Cemitério Jardim da Saudade.

*Texto atualizado às 08h55, 05/04/2024.

publicidade
publicidade