Blog das vidas

Morre em Salvador a jornalista e escritora Vera Mattos

Morreu, nesta terça-feira (06), a jornalista, radialista e escritora baiana Vera Mattos. O comunicado foi feito por sua filha, a jornalista Andréa Ermelin. De acordo com ela, Vera estava internada no Hospital Santa Izabel, em Salvador, desde o dia 12 de julho. A Associação Bahiana de Imprensa se solidariza com familiares e amigos.

Vera Mattos ocupava o cargo de presidente da Fundação Jaqueira. Era jornalista, psicanalista, radialista, escritora e produtora cultural. Frequentou UFBA, Metodista/SP e FGV/RJ, com ênfase para as áreas de Comunicação, Marketing Digital e Administração Pública.

Durante mais de uma década, ocupou importantes cargos em Brasília, onde também foi curadora de eventos de arte. Em Salvador, foi repórter e editora, atuou na área cultural e foi criadora da Praça da Poesia nos anos 70.

Tem vários livros publicados: Retina (UFBA), Ética dos Meios de Comunicação (UFBA), Rebento (Contemp), Telhado de Vidro (Contemp), Outra vez um novo amor (Contemp), entre outros. Seus prefácios são assinados por nomes como Antonio Loureiro de Souza, João Carlos Teixeira Gomes, João Ubaldo Ribeiro e Jolivaldo Freitas.

Na plataforma Amazon, é possível encontrar diversos e-books de Vera, como Mulheres que amam demais – texto original publicado pela Tribuna da Bahia -, Amores Cancelados e A República da Dor.

Em outubro de 2023, Vera sofreu um enfarte, sendo submetida a procedimentos como trombólise e cateterismo. No mesmo mês, ela passou por cirurgia para colocação de ponte de safena. “Esteve em 3 hospitais e sobreviveu a 3 UTIs”, relatou sua filha, Andrea, na página da Vakinha, por meio da qual a família mobilizou uma rede de apoio. 

publicidade
publicidade