Parte da XV Reunião de Antropologia do Mercosul, o bate-papo será organizado pelo Laboratório de Humanidades Digitais da UFBA
Na sexta-feira (8), às 13h30, o auditório da Associação Bahiana de Imprensa (ABI) recebe o evento “Humanidades Digitais e Inteligência Artificial: um bate-papo com o LABHDUFBA”. Incluído na programação da XV Reunião de Antropologia do Mercosul (RAM) – encontro internacional que ocorre pela primeira vez no Nordeste brasileiro – o bate-papo vai reunir integrantes do Laboratório de Humanidades Digitais da UFBA para conversar sobre os desafios, dilemas e possibilidades das humanidades digitais em tempos de IA generativa.
A mesa será composta pelos pesquisadores Leonardo Nascimento, doutor em Sociologia e coordenador do Laboratório; Eric Brasil, doutor em história e editor-chefe da versão em português do site Programming Historian; e Ricardo Sodré, mestre em Ciência da Informação e coordenador do Grupo de Pesquisa em Cultura, Representação e Informação Digital (CRIDI) na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Com base em suas pesquisas, eles vão trazer uma abordagem multidisciplinar de confluência entre humanidades e tecnologia para discutir o futuro da Inteligência Artificial na sociedade.
XV RAM
Criada em 1995, a Reunião de Antropologia do Mercosul (RAM) já foi sediada no Brasil, Uruguai e Argentina, trazendo antropólogos de toda a América Latina para conversar sobre as fronteiras da área. Na sua 15ª edição, que está ocorrendo em Salvador desde o dia 4/08 até 08/08, o evento traz o tema “Retomar o futuro”, buscando refletir sobres as crises sociais e ambientais que afetam o mundo com inspiração na ciência e nos saberes tradicionais dos povos da América Latina.
LABHDUFBA
Estabelecido em 2018 em associação com o Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) e o Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTI/UFBA), o Laboratório de Humanidades Digitais da UFBA busca promover a confluência entre tecnologias digitais e ensino, pesquisa e extensão nas humanidades e ciências sociais. O grupo investiga os impactos do uso de tecnologias digitais, cria e mantêm repositórios de dados abertos para pesquisadores e trabalha pelo diálogo entre as humanidades e o campo das tecnologias.
Serviço
Humanidades Digitais e Inteligência Artificial: um bate-papo com o LABHDUFBA
Quando: 08/08/2025 (sexta-feira), das 13h30 às 16h
Onde: Auditório Samuel Celestino (8º andar da Associação Bahiana de Imprensa) – Rua Guedes de Brito, 1 – Praça da Sé, Centro Histórico de Salvador)
Evento Gratuito