Há 95 anos, jornalistas fortaleciam a democracia quando o país vivia tempos turbulentos. Hoje, a ABI permanece firme nessa missão.
Fundada em 17 de agosto de 1930, nos salões da Associação Tipográfica Baiana, a Associação Bahiana de Imprensa (ABI) nasceu sob a liderança de 73 jornalistas determinados a construir uma entidade forte diante das severas restrições ao direito de expressão daquele ano marcado pela Revolução de 1930.
Desde então, a ABI se incorporou à própria história da Bahia, acompanhando, registrando e respondendo às transformações sociais, políticas e econômicas que marcaram o estado e o país. Sua trajetória inclui a luta por uma sede própria, somente inaugurada em 2 de fevereiro de 1960, após décadas de arrecadações e apoio da sociedade baiana, demonstrando resiliência e perseverança.
A entidade atravessou momentos desafiadores para o jornalismo, sempre se apresentando como local de defesa da atividade e incentivador de novas formas e formatos, desde que alinhados ao compromisso de ter a ética jornalística como balizadora do fazer.
Ao completar 95 anos, a ABI reafirma seu legado de dignidade, cidadania e resistência. Essa instituição quase centenária continua sendo um espaço essencial de defesa da imprensa, da memória coletiva e do debate público livre.
Uma trajetória que renova sua importância em tempos nos quais o jornalismo de qualidade e referendado é essencial para o debate sobre o mundo que temos e o que queremos.
A ABI celebra a data, reconhecendo o exercício vital do jornalismo: informar!