A noite desta sexta-feira (20) foi de celebração e simbolismo para o jornalismo baiano. No sexto andar da Federação das Indústrias da Bahia (FIEB), repleto de autoridades, parlamentares, sindicalistas, jornalistas e editores de veículos, tomou posse a nova diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais da Bahia (Sinjorba). A jornalista Fernanda Gama assumiu a presidência da entidade, sucedendo os seis anos de gestão de Moacy Neves, que, além de integrar a nova diretoria como secretário de Adm. e Finanças, assumiu a 1ª vice-presidência da FENAJ.
O evento teve um caráter especial: pela primeira vez na história, as duas principais instituições do jornalismo da Bahia, Sinjorba e Associação Bahiana de Imprensa, são presididas por mulheres. A presença de Suely Temporal, presidente da ABI, reforçou o simbolismo do momento. Se no Sinjorba já há uma tradição de lideranças femininas, a exemplo de Helô Sampaio, Marjorie Moura e a saudosa Kardé Mourão, na ABI, a eleição de Suely quebrou um ciclo de 95 anos conduzido por homens.
“Fico muito feliz de estar aqui com meu colegas, tanta gente querida. Quero parabenizar Nanda Gama e dizer que este é um momento singular e muito representativo. É reflexo de que estamos avançando. Costumo dizer que a equidade de gênero é uma pauta de homens e mulheres”, ressaltou Temporal.

A Associação foi também representada por três jornalistas que integram as duas diretorias: a 1ª secretária Jaciara Santos e a suplente do Conselho Fiscal, Isabel Santos, membros do Conselho de Ética do Sinjorba; e o diretor de Defesa DI/DH da ABI, Paulo Almeida Filho, membro do Conselho Fiscal do sindicato.
Balanço de gestão e homenagens
Antes da transmissão de cargo, Moacy Neves apresentou uma retrospectiva dos momentos marcantes de sua gestão. Entre eles, a resistência contra a MP 905, que retiraria o registro profissional do jornalismo e mais 13 profissões; a mobilização em torno do processo de assédio moral na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); a luta pela vacinação dos jornalistas durante a pandemia; a reforma da sede no histórico Edifício Bráulio Xavier, na Rua Chile; a defesa pelo restabelecimento do diploma para exercício da profissão no Brasil; e a criação da Biblioteca Jornalista Baiano Florisvaldo Matos, que hoje abriga acervos de referência para a memória da categoria.
Também foram lembradas a retomada dos eventos culturais do Sinjorba, como congressos, festas juninas, a famosa feijoada, e a construção da Rede Agostinho Muniz de Combate à Violência contra a Imprensa, instrumento de denúncia e proteção aos profissionais, coordenada em parceria com a ABI.
O discurso trouxe ainda homenagens a dois ex-presidentes que marcaram a história da entidade: Jorge Ramos, professor, pesquisador e escritor, cuja trajetória uniu sindicalismo e academia; e Kardé Mourão, lembrada pela firmeza e compromisso na defesa da categoria.
Autoridades e representações
A posse reuniu nomes importantes da política e do movimento sindical. Estiveram presentes a deputada federal Lídice da Mata, o deputado estadual Radiovaldo Costa e a vereadora de Salvador Aladilce Souza. Também prestigiou o evento o titular da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia (Setre), Augusto Vasconcelos.
A noite contou com a participação de Rosa de Souza, presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil na Bahia (CTB-BA), que destacou a importância da união das entidades no cenário atual e celebrou o protagonismo feminino no sindicalismo.
Olhar para o futuro
Na cerimônia, conduzida pela jornalista Emanuele Pereira (Band), os convidados abordaram os desafios que o país enfrenta: as perseguições a sindicatos, os ataques à imprensa, votações que causaram polêmica recentemente, como o projeto da anistia e a chamada PEC da Blindagem, e a urgência de defender a liberdade de imprensa e a democracia.
Ao assumir o cargo, Fernanda Gama, que atuou ao lado de Moacy Neves como vice-presidente, reforçou o compromisso de dar continuidade às conquistas da gestão anterior e aprofundar o diálogo com entidades parceiras, como a ABI. A nova presidente destacou que a categoria precisa se manter organizada para enfrentar os desafios de uma profissão cada vez mais exposta a riscos, precarização e violência.
“Nosso projeto é consolidar o que vem sendo construído, ampliar direitos e defender condições dignas de trabalho para quem faz jornalismo na Bahia.”
Fernanda Gama, presidente do Sinjorba
- Confira abaixo a atual diretoria do Sinjorba:
DIRETORIA EXECUTIVA
Presidente: FERNANDA REGINA VENÂNCIO GAMA
Vice-presidente: GABRIELA MACIEL DE PAULA GARCIA
Secretário-Geral: MURILO BERETA DUARTE
Secretário de Relações Institucionais e Jurídicas: NEY RIBEIRO SÁ
Secretário de Adm. e Finanças: MOACY CARLOS ALMEIDA NEVES
2º Secretário de Adm. e Finanças: VICTOR HEGOUET
Secretário do Interior: ARISSON MARINHO DE OLIVEIRA
DIRETORIAS SETORIAIS
Diretoria de Formação Sindical e Defesa da Profissão: CARLA BAHIA
Diretoria de Comunicação, Cultura, Esporte e Lazer: DIEGO MASCARENHAS
Diretoria de Saúde, Previdência e Assistência Social: CID JOSÉ ANDRADE VAZ
Diretoria de Relações de Gênero e Promoção da Igualdade Racial: RAFAEL SANTANA LOPES
DIRETORIAS REGIONAIS
Diretor Regional Sul: TIAGO PASCOAL
Vice-Diretor Regional Sul: JULIANA MOURA
Diretor Regional Extremo Sul: EZEQUIAS ALVES DA COSTA
Vice-Diretor Regional Extremo Sul: RICARDO FERREIRA
Diretor Regional Norte: TAMARAJANE LEAL
Vice-Diretor Regional Norte: ACASSIO TELES
Diretor Regional Nordeste: AMINI DOREA
Vice-Diretor Regional Nordeste: JOÃO MASCARENHAS SANTANA
Diretor Regional Oeste: TIAGO PORTELA
Vice-Diretor Regional Oeste: MIRIAM HERMES
Diretor Regional Sudoeste: ALINE FERRAZ
Vice- Diretor Regional Sudoeste: MARCELA SOUZA
Diretor Regional Sudeste: ARI MACHADO DE MOURA
Vice-Diretor Regional Sudeste: JOSÉ NILTON BISPO MEIRA
Diretor Regional Recôncavo: ORLANDO OLIVEIRA SILVA
Vice-Diretor Regional Recôncavo: ROMÁRIO COSTA GOMES
Delegado junto à Fenaj: CARMEN CENIRA VASCONCELOS DA SILVA
CONSELHO FISCAL
1º Titular: PEDRO AUGUSTO MORAIS SIMÕES JUNIOR
2º Titular: PAULO ALMEIDA FILHO
3º Titular: JOSÉ CARLOS LELIS
1º Suplente: MARJORIE DA SILVA MOURA
2º Suplente: LÍLIAM SAMPAIO CUNHA
3º Suplente: HÉLIO BRANDÃO DA SILVA
COMISSÃO DE ÉTICA
Titulares
JACIARA MARIA SANTOS AGUIAR DA SILVA
LEVI REIS VASCONCELOS
MARIA ISABEL SANTOS BORGES
MÔNICA DIAS BICHARA
NESTOR MENDES LIMA JÚNIOR
Suplentes
CECÍLIA ANA VÁSQUEZ SOTO
DANIEL THAME