O jornal Tribuna da Bahia comemora nesta terça, 21 de outubro, 56 anos de circulação contínua e realizou cerimônia na noite ontem (20), na Associação Comercial da Bahia (ACB). O evento foi prestigiado por jornalistas, autoridades, empresários e dirigentes de entidades como a Associação Bahiana de Imprensa (ABI) e o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia (Sinjorba), além de instituições ligadas à imprensa e à cultura.
A ABI foi representada pela presidente Suely Temporal, por Nelson José de Carvalho, diretor Social, e pelo vice-presidente da Assembleia Geral, Luís Guilherme Pontes Tavares. Pelo Sinjorba, a celebração reuniu os diretores Moacy Neves, Rafael Lopes e Arisson Marinho.


O evento, promovido pela direção do veículo fundado em 1969 por Elmano Castro, teve como tema a reflexão sobre os desafios contemporâneos da comunicação e o impacto das grandes transformações econômicas, como a mineração, no Estado da Bahia.
Coube ao presidente da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), Henrique Carballal, abordar a “Evolução da Mineração na Bahia – Exposibram 2025”, a Expo & Congresso Brasileiro de Mineração, um dos eventos mais importantes do setor mineral na América Latina. A anfitriã Isabela Suarez, presidente da ACB, destacou a importância da Tribuna no apoio ao empreendedorismo e sua capacidade de inovação ao pautar o tema da mineração.
O presidente da TB, Antônio Walter Pinheiro, que também ocupa a presidência da Assembleia Geral da ABI, resgatou em seu discurso a trajetória de lutas do jornal desde a sua fundação em 1969 e lembrou que “a Tribuna não apenas informa, ela forma”, aludindo à formação de profissionais e ao papel educativo que o veículo exerceu ao longo de décadas.


Ele também ressaltou que, mesmo em momentos de adversidade, o jornal manteve sua linha editorial independente frente a pressões externas, contribuindo para o fortalecimento do debate democrático na Bahia. Ao seu lado, o vice-presidente do jornal, Marcelo Sacramento, e o diretor de Redação, Paulo Roberto Sampaio.

Estiveram presentes a secretária municial de Comunicação, Renata Vidal; o secretário do Turismo do Estado da Bahia, Maurício Bacelar; o presidente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), Joaci Góes, que dirigiu o jornal por quase três décadas; o empresário e ex-senador Antonio Carlos Júnior, acionista da Rede Bahia, entre outras personalidades.
Homenagem da ABI aos 56 anos da Tribuna da Bahia
A Associação Bahiana de Imprensa (ABI) celebra os 56 anos da Tribuna da Bahia. Desde 1969, o jornal tem exercido papel essencial na defesa da liberdade de expressão, na cobertura dos grandes fatos da Bahia e na formação de gerações de jornalistas.
Ao longo de quase seis décadas, a Tribuna acompanhou as transformações políticas e sociais do país, mantendo-se fiel aos princípios do bom jornalismo e da democracia. Desde que inaugurou a sede na Rua Djalma Dutra, o veículo jamais fechou as portas.
Hoje, reafirma sua relevância ao investir em novas plataformas e conteúdos digitais, ampliando seu diálogo com o público e demonstrando capacidade de inovação.
A ABI parabeniza a equipe da TB por construir, diariamente, esse legado de informação, ética e compromisso com a sociedade.
Associação Bahiana de Imprensa (ABI)
Salvador, 21 de outubro de 2025
