ABI BAHIANA

ABI e Comunicativa discutem ações para valorizar o jornalismo hiperlocal

Nesta segunda-feira (9), a presidente da Associação Bahiana de Imprensa (ABI), Suely Temporal, e a 1ª secretária Jaciara Santos receberam na sede da instituição o jornalista Moisés Brito, sócio-diretor da agência Comunicativa e idealizador do projeto Mapeamento de Perfis de Bairros. O encontro integrou a agenda de diálogos da ABI com profissionais e iniciativas comprometidas com o fortalecimento do jornalismo e da informação de qualidade.

Durante a reunião, foram debatidos os principais desafios da imprensa na atualidade, com destaque para as transformações no consumo de notícias e o impacto das plataformas digitais. Um dos eixos centrais da conversa foi o jornalismo hiperlocal, especialmente as experiências de perfis de bairros no Instagram, que têm se consolidado como importantes canais de informação cotidiana, aproximação com as comunidades e valorização das pautas locais.

Outro tema relevante foi o enfrentamento aos chamados desertos de notícia, regiões que carecem de cobertura jornalística regular. As discussões apontaram para a necessidade de projetos colaborativos, inovação em formatos e apoio institucional para ampliar o acesso à informação, fortalecer a democracia e garantir visibilidade às realidades locais, alinhando-se ao compromisso histórico da ABI com a defesa do jornalismo e da liberdade de expressão.

Perfis de bairros

De acordo com Moisés Brito, a terceira edição do Mapeamento de Perfis de Bairros em Salvador, lançada no ano passado, reuniu dados estratégicos de 37 veículos de comunicação que cobrem o cotidiano de comunidades soteropolitanas. A pesquisa conduzida pela agência Comunicativa, por meio de um formulário online, revelou que entre os meses de março e junho de 2025, esses canais somaram 1.464.161 seguidores no Instagram – o que corresponde a 60,6% da população, considerando a capital como uma área de atuação e alcance.

Suely Temporal garantiu o apoio da ABI às atividades do projeto Mapeamento de Perfis de Bairros e convidou Moisés para apresentar o trabalho em reunião da diretoria executiva. Ele disponibilizará o projeto para consulta dos diretores. A dirigente demonstrou também o interesse da ABI na aproximação com iniciativas como a Rede MIDICOM – Rede de Mídias Comunitárias de Salvador. Uma das apoiadoras do mapeamento, a Rede reúne comunicadores populares com o objetivo de construir outras narrativas sobre regiões periféricas da capital baiana, historicamente retratadas de forma estigmatizada pela mídia tradicional.

publicidade
publicidade