Reconhecido por suas propostas políticas e educacionais, Ruy Barbosa (1849-1923) se tornou uma referência na defesa das liberdades individuais e de imprensa. O espírito libertador e democrático desse baiano notável chega ao cinema na próxima segunda-feira (4), por meio do longa-metragem A Voz de Ruy.
O pré-lançamento nacional do documentário acontece às 19h, no Cine Glauber Rocha, no Centro Histórico de Salvador. A sessão para convidados encerra a agenda do marco histórico de 100 anos da morte do Águia de Haia, celebrado em 1º de março de 2023.
O filme tem o patrocínio do Governo do Estado da Bahia, via Secretarias da Cultura e da Fazenda, através do Programa Estadual de Incentivo ao Patrocínio Cultural- Fazcultura e ACELEN. É uma produção da DPE Entretenimento e Giros Filmes, com apoio da Associação Bahiana de Imprensa (ABI), uma das instituições dedicadas a preservar a memória de Ruy no estado, por meio da Casa da Palavra Ruy Barbosa e seus acervos raros. Apoio para o lançamento: Instituto Rui Barbosa-IRB, Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia-CAAB, OAB/BA e Sebrae.
Com direção de Fernanda Miranda e Pedro Sprejer e direção geral de Belisário Franca, o longa exibe cenas históricas e bastidores da vida do baiano, na sua trajetória como jornalista, político, jurista, diplomata, na Bahia, no Rio de Janeiro e no exterior, através de depoimentos de especialistas na vida e obra de Ruy, ilustrados com imagens da Cinemateca Brasileira, Fundação Casa de Rui Barbosa, acervo do documentarista Isaac Rozemberg e fotos e documentos da Fundação Casa de Rui Barbosa, ABI, Biblioteca Nacional e Arquivo Nacional.
Após a pré-estreia, a ideia é que o filme entre em cartaz no circuito comercial e plataformas digitais, além de ser levado às escolas e universidades para servir como ferramenta educativa.
Ruy, multifacetado
A obra revela a presença do baiano em todas as ações renovadoras durante a Monarquia e na Primeira República, na qual foi um dos maiores protagonistas e a presença midiática mais marcante de sua geração. Mostra a atualidade de seu pensamento, a Voz de Ruy, que inspirou o nome do documentário, através de seus escritos nos jornais, conferências, discursos, debates públicos e pronunciamentos nas Câmaras estadual, federal e no Senado da República.
A Voz de Ruy revela as várias facetas do personagem: jurista, advogado, político, jornalista, um dos precursores do abolicionismo, mentor da reforma do ensino, coautor da Constituição Brasileira, criador dos Tribunais de Contas, defensor da igualdade entre as nações e do federalismo, dentre outras vertentes de seu pensamento e ideário. Posicionou-se contra o militarismo, no comando nas nações, defendendo o poder civil e o modelo de república com democracia através dos três poderes: Judiciário, Legislativo e Executivo.
Foram ouvidos especialistas, pesquisadores e representantes de instituições que tiveram a trajetória marcada pela atuação de Ruy Barbosa, como Alexandre Santini, presidente da Fundação Casa de Rui Barbosa-FCRB, Antônio Edimilson, historiador; Aparecida Rangel, pesquisadora da FCRB; o Ministro aposentado do STF Ayres Britto; Carlos Henrique Cardim, embaixador e cientista político; Christian Lynch, cientista político; Edvaldo Brito, professor de Direito da UFBA e imortal da Academia de Letras da Bahia-ALB; Ernesto Marques, presidente da ABI; Joacy Góes, presidente do IGHB; Lidivaldo Reaiche Brito, desembargador do TJBA; Luís Guilherme Pontes Tavares, vice-presidente da ABI; Soraya Realon, pesquisadora da FCRB e Wlamyra Albuquerque, historiadora.
“No ano passado, rememoramos o centenário da morte de Ruy Barbosa. 2024 é o ano em que se completam 175 anos de seu nascimento. São datas emblemáticas para resgatar esse personagem tão importante e ao mesmo tempo mostrar o quanto ele é atual”, destaca o presidente da ABI, Ernesto Marques.
A Associação já promoveu a edição de diversas publicações sobre Ruy e realizou nos seus espaços culturais dezenas de eventos, como conferências, seminários e exposições de seu acervo. Entre as principais ações recentes está o projeto de restauração do museu-casa pertencente à ABI. Em breve, o equipamento cultural inaugurado em 1949 – no imóvel onde o jurista nasceu –, será entregue a baianos e turistas como a Casa da Palavra Ruy Barbosa.
Democracia sempre
Já no teaser de pré-lançamento são exibidas cenas da invasão das sedes dos três poderes, em 08 de janeiro de 2023, quando houve a depredação do busto em bronze de Ruy Barbosa, pertencente ao acervo do STF. Apesar dos esforços de restauração, houve a opção do Tribunal por manter o afundamento na cabeça, como cicatriz dos acontecimentos.
Pouco mais de um ano depois dos atos golpistas, o filme tem ainda a missão de relembrar ao grande público quem foi Ruy Barbosa e o que ele representa na defesa do Estado Democrático e de pontos fundamentais da nossa evolução enquanto sociedade, como o voto feminino e o fim da escravidão.
“No dia da infâmia, o busto de Ruy Barbosa foi vandalizado pelos invasores do STF em Brasília. Não é uma coincidência. A voz de Ruy Barbosa, que sempre incomodou os autoritários, é uma chave para compreendermos a construção da nossa democracia, da nossa república, do respeito a nossas instituições e até mesmo de uma visão de Brasil”, descreveu Belisário Franca. O busto foi mantido com a cicatriz, fruto do vandalismo, como símbolo para que atos como estes nunca mais sejam esquecidos.
FICHA TÉCNICA
Direção Geral: Belisário Franca
Direção: Fernanda Miranda e Pedro Sprejer
Produção Executiva: Bianca Lenti, Mauricio Magalhães e Maurício Xavier
Ator convidado: Ricardo Bittencourt
Argumento e Pesquisa: Nelson Cadena
Roteiro: Pedro Nobrega, Fernanda Miranda e Pedro Sprejer
Direção de produção: Olivia Buarque
Direção de fotografia: Bento Marzo
Técnico de Som: Filipe Gomes
Montagem: Tatiana Gouvea
Trilha sonora original: Rodrigo Lima
SERVIÇO
Lançamento do filme A Voz de Ruy
Público: Para convidados
Local: Cine Glauber Rocha
Data: 04 de março de 2024
Horário: 19h
- Assista a seguir ao teaser de pré-lançamento do filme: