ABI BAHIANA

ABI convoca assembleia eleitoral do triênio 2025-2028

O jornalista Walter Pinheiro, presidente da Assembleia Geral da instituição, assinou edital que dá início ao processo eleitoral

A Associação Bahiana de Imprensa (ABI) deu um importante passo em direção ao seu futuro institucional nesta sexta-feira (25), com a assinatura do edital de convocação da Assembleia Geral Extraordinária que definirá a nova gestão da entidade para o triênio 2025–2028. O ato foi conduzido pelo jornalista Walter Pinheiro, presidente da Assembleia Geral, órgão máximo deliberativo da ABI, e marca oficialmente a abertura do processo eleitoral.

Em um momento que simboliza não apenas a renovação administrativa, mas também a continuidade de um legado quase centenário, Walter Pinheiro ressaltou a importância histórica da entidade e o compromisso com a democracia interna. “Sinto-me honrado em poder participar da abertura do processo eleitoral que marca a formação de um novo Conselho Diretor para a nossa Associação Bahiana de Imprensa”, afirmou ele, que há décadas contribui para o fortalecimento da instituição presidida por ele entre 2011 e 2020, quando foi sucedido pelo jornalista Ernesto Marques.

Pinheiro destacou que essa transição ocorre em uma fase emblemática para a ABI, que se prepara para celebrar 95 anos de existência. Ele pontuou que a entidade tem se mantido fiel à sua missão original: servir aos interesses da sociedade baiana por meio da defesa da liberdade de expressão, da valorização do jornalismo e do estímulo à cultura. 

Foto: Joseanne Guedes

“Estou convicto de que a instituição continuará, nos próximos anos, a desempenhar seu papel de entidade respeitada, mediadora e orientadora, especialmente no campo da comunicação e do jornalismo, mantendo-se aberta às diferentes correntes ideológicas, mas sempre fiel aos princípios que nortearam sua fundação”, declarou, citando nomes importantes na trajetória da entidade, como Ranulfo Oliveira e Jorge Calmon. “Partimos agora para os passos necessários à eleição de novos dirigentes, sempre preocupados com o engrandecimento e o fortalecimento da nossa ABI”, completou. 

Com a assinatura do edital, inicia-se oficialmente o calendário eleitoral. “Em breve, divulgaremos detalhes sobre chapas e prazos do processo”, adiantou Ernesto Marques, presidente da ABI. Acompanhado na reunião pelo 1º vice-presidente Luis Guilherme Pontes Tavares, Marques frisou que a renovação de lideranças traduz o compromisso coletivo de manter viva a essência da ABI: um espaço plural, comprometido com os valores democráticos e com a promoção da imprensa livre e responsável.

A eleição, que ocorrerá de forma híbrida, será conduzida em Assembleia Geral Extraordinária e os novos dirigentes deverão tomar posse no dia 10 de setembro.

  • Atualize seu cadastro para receber o link de acesso ao espaço de votação! Envie um email para: <[email protected]>.

Confira abaixo o Edital:

publicidade
publicidade