Na última quarta-feira (23), lideranças da Associação dos Gestores Governamentais do Estado da Bahia (AGGEB) visitaram a sede da Associação Bahiana de Imprensa (ABI) para conversar sobre o Prêmio AGGEB de Gestão Pública. O presidente da ABI, Ernesto Marques, tratou com sua contraparte da Associação de Gestores, Thiago Xavier, e com a diretora de Estudos e Pesquisa da entidade, Valéria Peruna, para ampliar o prazo de inscrições da categoria Imprensa do prêmio.
Pensada para homenagear instituições e gestores públicos de destaque, a premiação também vai avaliar reportagens sobre temas como modelos e tecnologias de gestão, combate à corrupção, transparência das ações de governo e divulgação de experiências de sucesso no serviço público. Podem concorrer matérias de jornais e revistas em meio impresso ou digital, contanto que tenham sido publicadas de 1° de dezembro de 2023 até o prazo final das inscrições. Apenas um dos trabalhos inscritos será premiado com o valor de R$ 4 mil.
Como explicou a diretora Valéria Peruna, após a conversa de ontem, o prazo de inscrição de reportagens foi prorrogado de 30 de abril a 31 de maio. “Por uma sugestão do presidente Ernesto, decidimos ampliar o prazo de inscrição do Prêmio apenas para a categoria Imprensa para o dia 31 de maio, de forma a permitir uma maior divulgação nos meios e entre os profissionais”, disse ela.
Já o presidente Thiago Xavier explicou a intenção da AGGEB em trazer a imprensa para o prêmio de gestão pública, ressaltando seu objetivo de divulgar a atuação da carreira de gestor. “Este prêmio é mais uma oportunidade de ampliar a percepção da importância de nossa carreira junto aos diversos segmentos sociais”, afirmou.
Ernesto Marques, por sua vez, destacou o potencial desse prêmio de reconhecer o trabalho dos jornalistas lado a lado com o dos gestores. “É muito interessante para os profissionais de imprensa terem um novo prêmio à sua disposição, ainda mais vindo de uma instituição como a AGGEB que atua para a melhora do serviço público da Bahia. É o momento da sociedade conhecer melhor o trabalho dessa associação e dos gestores governamentais”, sugeriu ele.
Prêmio AGGEB de Gestão Pública
Chegando a sua segunda edição em 2025, o evento busca estimular a produção científica na área, influenciar a adoção de modelos mais adequados de gestão e ampliar a visibilidade da carreira. Além da categoria Imprensa, o prêmio também abarca organizações não governamentais, estruturas de governo da Bahia ou instituições da iniciativa privada voltadas para a gestão no estado, assim como o trabalho individual ou em grupo de gestores específicos. O passo-a-passo para a inscrição pode ser encontrado no link: https://aggeb.org.br/premio-aggeb-de-gestao-instrucoes-de-como-participar/