ABI faz história e elege primeira mulher para a presidência
Encabeçada pela jornalista Suely Temporal, a chapa “ABI Plural” assume a entidade com renovação de 40% dos quadros e compromisso com a unidade da imprensa baiana
Ernesto Marques, Walter Pinheiro, Wilson Midlej e Suely Temporal
A Associação Bahiana de Imprensa (ABI) viveu nesta quarta-feira (10/09) um momento histórico. Pela primeira vez em 95 anos, a entidade terá uma mulher na presidência: a jornalista e empresária Suely Temporal, eleita com a chapa “ABI Plural” para o triênio 2025-2028.
A chapa única protagonizou um pleito que simboliza a unidade dos associados em torno do novo projeto de gestão. A diretoria representa uma renovação de 40% em relação ao grupo anterior, e sucede o jornalista Ernesto Marques, que deixa o cargo após um período marcado por avanços institucionais significativos.
A Assembleia Geral Extraordinária (AGE) foi realizada em formato híbrido, com votação presencial na sede da ABI e participação virtual via Zoom. O processo foi conduzido de forma transparente, conforme edital público e cronograma previamente divulgado.
Esse resultado representa um passo importante na caminhada da ABI pela equidade, pela representatividade e pelo reconhecimento das muitas mulheres que, ao longo do tempo, fizeram e fazem o jornalismo na Bahia com coragem, talento e ética.
Suely Temporal, presidente da ABI
Em sua última AGE, o agora ex-presidente Ernesto Marques destacou a continuidade da missão institucional. — “Fica a ABI. Fica uma ABI conectada com o que está acontecendo hoje, que cresceu como organização e junto aos seus representados, animando a participação de profissionais, dirigentes e empresários da comunicação”, afirmou.
Depois de parabenizar Ernesto Marques pelos dois mandatos bem-sucedidos, Antônio Walter Pinheiro, presidente da Assembleia Geral da ABI, proclamou o resultado. — “Declaro eleita a chapa ABI Plural e parabenizo a nossa presidente, Suely Temporal, desejando-lhe muito sucesso e que as graças de Deus lhe permitam atravessar com serenidade os mares bravios que aí estão”, declarou.
Celebração
O resultado foi celebrado por associados e lideranças da comunicação, que usaram o momento do voto para apoiar a gestão que se inicia. O jornalista Moacy Neves, vice-presidente da Fenaj, secretário de Administração e Finanças e ex-presidente do Sinjorba, ressaltou o simbolismo do momento. — “Eu fico muito feliz de ter pessoas amigas, comprometidas e mulheres à frente da nossa ABI. É fundamental avançarmos na conquista dos espaços de igualdade”, disse.
A gestora de comunicação da Fecomércio-BA, Délia Coutinho, reforçou a importância da proximidade institucional. — “Desejo sucesso e agradeço a Ernesto pela sua gestão que aproximou a ABI das instituições da sociedade civil. Espero que essa parceria se mantenha com Suely”, afirmou.
Associados do interior também participaram ativamente do processo. De Barrocas-BA, o jornalista Rubenilson Nogueira destacou: — “Tenho muito orgulho de estar participando deste momento ímpar. É uma satisfação tê-la liderando a ABI e nos representando”.
Entre as manifestações, membros da diretoria anterior também ressaltaram o marco histórico. Jaciara Santos, ex-diretora de Comunicação e agora 1ª secretária, afirmou: — “Foi muito importante fazer parte dessa história. Às vésperas de completar 100 anos, a ABI eleger uma presidente mulher é um feito simbólico”.
Já o jornalista e professor Luís Nova destacou a trajetória da nova presidente. — “Sei da importância profissional que Suely tem, e tenho certeza de que fará um trabalho sólido, sem deixar nenhum espaço vazio na ABI”, declarou.
Fotos: Joseanne Guedes
Confira abaixo a composição da Diretoria eleita:
Assembleia Geral Presidente Walter Pinheiro Vice-presidente Luis Guilherme Pontes Tavares Secretária Helô Sampaio
Suplentes Biaggio Talento Wilson Midlej
Diretoria Executiva Presidente Suely Temporal 1º Vice Raimundo Marinho 2ª Vice Carmela Talento 1a. Secretária Jaciara Santos 2a. Secretaria Nelson Cadena Dir. Finanças Henrique Filho Vice Dir. Finanças Antônio Matos Dir. Defesa DI/DH Paulo de Almeida Filho Diretora de Cultura Yara Vasku Dir. Prom. Social Nelson José de Carvalho Dir. de Patrimônio Sara Barnuevo Dir. Comunicação Yuri Almeida
Suplentes Fernando Duarte Genilson Coutinho Mariana Alcântara
Conselho Consultivo
Titulares: Emiliano José Levi Vasconcelos Joaci Góes
Suplentes Jolivaldo Freitas Zuleica Andrade
Conselho Fiscal
Titulares: Mariana Carneiro Pedro Daltro Valter Xéu
Suplentes Eduardo Tito Isabel Santos Jefferson Beltrão