A Associação Bahiana de Imprensa expressa pesar pela morte do jornalista Marcos Venâncio Machado, ocorrida nesta sexta-feira (17), aos 66 anos, em Salvador.
Ex-editor do jornal A Tarde, onde atuou por oito anos, Marcos Venâncio formou-se em jornalismo pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), em meados dos anos 1980. Foi um dos pioneiros em mídias digitais do jornalismo baiano, coordenando a implantação de portais de notícias, WebTV, além de trabalhos de consultoria na mesma área, tendo atuado nas áreas pública e privada para o aperfeiçoamento do trabalho de jornalistas para as novas tecnologias da informação e da comunicação.
Venâncio atuou também, durante três anos, na Agência Angolana de Notícias (Angop).
Torcedor do Botafogo, Marcos Venâncio foi casado com a também jornalista Cássia Montenegro, com quem teve dois filhos: Marina e Francisco. Do primeiro casamento, com Iracema, teve Carolina e Luísa. Todos homenageando títulos de músicas, de que era apaixonado — paixão que estendeu ao blog “Discos Imperdíveis”, com indicação de discos e músicas.
O velório acontece neste sábado (18), no Cemitério Bosque da Paz, na Estrada Velha do Aeroporto, a partir das 11h. A cerimônia de despedida está marcada para as 14h30, no mesmo local.