Notícias

ABI participa do “Alright Summit” e fala sobre combate aos desertos de notícias na Bahia

O encolhimento no número de veículos de comunicação em território baiano e as algumas experiências exitosas de resistência foram lembrados pelo presidente da ABI, Ernesto Marques, em sua participação no Alright Summit, promovido ontem, 21 de agosto, pela Alright, startup brasileira de mídia. Com participações potentes, como a da ministra Carmen Lúcia, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o evento funcionou como importante espaço para transformar o cenário da informação regional em uma verdadeira celebração do jornalismo local.

Foram 8 horas intensas de programação inédita, com mais de 20 especialistas e autoridades discutindo temas essenciais para o futuro da indústria jornalística. Os diálogos foram sediados no Sesi Lab, em Brasília-DF, e transmitidos ao público por meio do canal da Alright no Youtube.

>> A Associação Bahiana de Imprensa participou do painel “Colaboração no Jornalismo Hiperlocal”, no final da manhã. Veja o momento de sua intervenção:

Ernesto Marques a partir de 1:42:50

“Conhecer e reconhecer esse jornalismo que se pratica fora das redações tradicionais é parte do reposicionamento que a ABI tem buscado, sobretudo nestes últimos anos. Entidades como a nossa podem fazer muito neste segmento, começando por reconhecer jornalismo no hiperlocal e compreender a necessidade de construir sua/nossa representatividade também junto a profissionais e empreendedores”, defendeu Marques.

O dirigente resumiu a história de 94 anos da ABI e citou diversas ações que estão sendo desenvolvidas na Bahia para combater os chamados desertos de notícias e a desinformação. Um desses oásis é a Agência de Notícias das Favelas (ANF), pilotada pelo jornalista baiano Paulo de Almeida.

Ernesto Marques anunciou que a ANF promoverá, no próximo sábado, 24 de agosto, o 1º Encontro da Favela com candidatos à Prefeitura de Salvador, no Bairro da Paz. “O resultado do encontro sairá como matéria de capa do jornal “A Voz da Favela”, periódico mensal da Agência, com tiragem de cinquenta mil exemplares. Há diálogos possíveis e, reitero, necessários”, afirmou o jornalista.

Saiba como foi a jornada do Alright Summit (evento completo):

publicidade
publicidade