Notícias

ABI recebe acervo de jornais do Bahia Hoje

O jornalista Gonçalo Júnior doou 50 edições que ficarão sob custódia da ABI

Nesta segunda-feira (19), a ABI recebeu mais uma doação de jornais históricos para integrar seu acervo. Em visita informal, o jornalista Gonçalo Junior esteve na sede da Associação para entregar sua coleção de 50 exemplares do Bahia Hoje, incluindo 20 edições preparatórias de número zero que não circularam para o público, uma edição comemorativa do Tetracampeonato de futebol do Brasil e até um encarte sobre o funcionamento da redação do Bahia Hoje, divulgando seu status de primeiro jornal 100% informatizado no país.

Gonçalo Junior, que também é quadrinista, pesquisador e autor de 40 biografias de personalidades como Assis Valente e Evaldo Braga, contribuiu para publicações como o Jornal da Bahia, Tribuna da Bahia, Folha de S. Paulo, Almanaque Abril, Revista Voe Gol e outras. Sobre a entrega dos jornais para a ABI, Gonçalo demonstrou o seu alívio pela oportunidade de preservar os exemplares:

“Eu guardei esses jornais por muito tempo. Guardei em umas caixas, eu tenho mania de guardar tudo, tenho um acervo absurdo de jornais lá em casa. Aí eu falei com ele [Ernesto Marques]. Ele foi a primeira pessoa que falou que eles eram interessantes. Disse: ‘Vamos levar para o acervo da ABI’. Eu fico imensamente feliz que isso vai ser preservado, que agora esses jornais vão ser cuidados. Porque isso é a memória da imprensa baiana, que você não encontra em qualquer lugar”, comentou ele.

Foto: Caio Valente

Refletindo sobre a memória da imprensa e seu hábito de guardar jornais, Gonçalo ainda lembrou de outros documentos que não conseguiu salvar. “Esses exemplares eu pegava até no lixo, ou encontrava jogado por qualquer lugar na redação. Me partiu o coração uma vez, que eu trabalhava no jornal de Mário Kértesz, o Jornal da Bahia, antes do Bahia Hoje, a gente entrava pelo fundo para cortar caminho e tinha pilhas daquelas edições encadernadas de capa preta, que jogaram no terreno baldio no fundo do jornal, dizendo que não tinha espaço para guardar. Hoje nem na biblioteca tem, porque a biblioteca ficou muito tempo descuidada”, lamentou.

O presidente da ABI, Ernesto Marques, comemorou a doação e ressaltou a importância de preencher a lacuna dos registros desse jornal de vida curta, mas que foi marcante na imprensa baiana e brasileira por conta do seu pioneirismo tecnológico.

“Depois do fim do Bahia Hoje, com as questões que envolveram a greve do jornalista que aconteceu lá, não ficou nada muito sistematizado do que foi essa passagem tão rápida do Bahia Hoje pela imprensa baiana. Muitas dessas edições que Gonçalo trouxe, se não fosse pelo interesse dele e de outros colegas de guardar os exemplares e o desprendimento de trazê-los para cá, ninguém teria acesso. Para nós é uma alegria muito grande receber esse acervo pelo conteúdo e pelo doador, que é um jornalista tão talentoso, tão atento, que teve essa sensibilidade muito grande de reconhecer o nosso trabalho”, afirmou ele.

O acervo ainda vai passar pela equipe da Diretoria de Cultura da ABI para ser higienizado, catalogado e preparado para o ato formal de doação, quando será incorporado ao inventário da ABI.

publicidade
publicidade