A Sala Roberto Pires, espaço de projeção cinematográfica da Associação Bahiana de Imprensa, recebeu na manhã de hoje, 21 de novembro, os alunos do laboratório gratuito de roteiro audiovisual “Dos Filmes que Ainda não Fizemos – Bahia”. Na aula inaugural, o LAB destacou o potencial literário do roteiro cinematográfico, as possibilidades de viabilizar a escrita e a produção dos filmes por meio de políticas públicas de fomento, e em outros espaços, como os laboratórios de escrita.
“Começamos a entender como escrever um projeto para captação de fundos para a realização de nossos filmes. O público está mais familiarizado com a produção audiovisual. Algumas pessoas já têm contato, seja porque trabalham na área, estudam ou fizeram parte de edições anteriores do projeto. Tivemos uma visita aos espaços da ABI, um passeio tão interessante”, comentou o coordenador pedagógico do projeto, Rober Corrêa.
A primeira edição do projeto, na Bahia, ocorreu em 2021, em plena pandemia do Covid 19. O resultado foi a publicação de um livro com 15 roteiros de ficção com a cara e a criatividade de baianas e baianos de todas as idades e oriundos de diversas regiões do estado.
A roteirista e produtora executiva do projeto, Carolina Gomes, falou sobre a expectativa para essa nova jornada na ABI. “Sem dúvida, é um desafio grande esse lab. Da outra vez, colocamos os roteiros em livro. A partir de agora, entramos em outras áreas do audiovisual e, em março, faremos um evento de imersão em três dias. Vamos reunir as pessoas que participaram das outras oficinas online, gente do interior, atrações de reconhecimento nacional, vai ser uma comunhão. Queremos contribuir para o fortalecimento do setor audiovisual baiano, que tem tantos talentos”, adiantou.
Encontro em Salvador
O LAB terá seu ponto alto no mês de março de 2025, quando o projeto reunirá em Salvador, durante três dias, os participantes das oficinas que cumprirem todas as etapas de formação oferecidas. Durante o período de
formação imersiva, serão realizadas oficinas de Elaboração de Projetos, oficina de Figurino e Cenário e oficina de Pitch.
”O encontro presencial de março de 2025 reunirá, em Salvador, os autores participantes das três oficinas. Eles terão a oportunidade de entender um pouco mais sobre outras áreas do audiovisual através de oficinas, inclusive oficina de pitch. Serão três dias de confraternização e aprendizado. O encontro culminará com o lançamento do livro que conterá todos os roteiros desenvolvidos durante as oficinas”, explica Carolina Gomes.
O encontro imersivo acontecerá na primeira quinzena de março de 2025.
Aos participantes do interior da Bahia que forem selecionados e cumprirem todas as etapas de formação, serão oferecidas passagens de ônibus de ida e volta para Salvador, estadia e alimentação na capital baiana.
O LAB dos filmes que ainda não fizemos – Bahia foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar no 195, de 08 de julho de 2022.