No próximo dia 29 de janeiro, a Associação Bahiana de Imprensa sedia o lançamento do livro “Um Dublê de Médico no mundo do Cinema“, do fotógrafo e cinegrafista Carlos Modesto. O livro reconstitui a trajetória do jornalista, médico e cronista cinematográfico José Augusto Berbert de Castro, ao longo de meio século de artigos sobre cinema no Jornal A Tarde. Publicada pela Ponto e Vírgula Publicações, com apoio da Empresa Gráfica da Bahia (EGBA), a obra possui 212 páginas ilustradas com 56 fotografias de Berbert de Castro, do Jornal A Tarde e dos personagens do cinema com os quais ele transitou.
Carlos Modesto explica que a ideia do livro já existia em outros formatos desde 2001, e se materializou nessa forma em 2020, quando a pandemia adiou seu lançamento. Ele informa que o livro é uma homenagem feita em nome de outros admiradores do crítico de cinema, mas também à sua própria infância e juventude. “Admiro Berbert de Castro desde quando era menino. Com 10 anos, eu comprava o jornal A Tarde para ler o que ele escrevia. Foi o maior cronista de cinema que tivemos, largou a profissão médica para escrever. Muitos anos depois o conheci e prometi a ele que faria um documentário sobre a sua história, que depois se tornou esse livro”, contou ele.
José Augusto Berbert de Castro faleceu em 2008, aos 82 anos, vítima de um infarto. Seu acervo de centenas de livros, quadros, documentos e prêmios de imprensa foi doado à ABI em 2017 e está disponível para consulta na sede da Associação.
Serviço
Lançamento do livro “Um Dublê de Médico no mundo do Cinema“
Data: 29/01, às 15h
Local: Auditório Samuel Celestino (8º andar da Associação Bahiana de Imprensa) – Rua Guedes de Brito, 1 – Praça da Sé, Centro Histórico de Salvador)