Ao final da tarde desta terça-feira (14), a Associação Bahiana de Imprensa esteve em reunião com o presidente da Associação Baiana do Mercado Publicitário (ABMP), Lucas Reis. O dirigente foi recebido pelo presidente da ABI, Ernesto Marques; o 1° vice-presidente, Luis Guilherme Pontes Tavares, e a 2ª vice-presidente, Suely Temporal. O encontro tratou de assuntos como tecnologia, direitos autorais e práticas de mercado.
Reis, eleito de forma unânime em outubro de 2023, tem buscado ampliar a compreensão da relevância da publicidade para a economia baiana. O encontro desta tarde também fez parte da agenda de relacionamentos da Associação Bahiana de Imprensa. Ao longo do ano, a ABI buscou contato com outras entidades com interesses comuns na área da comunicação visando a aproximação.
Os dirigentes discutiram futuros projetos conjuntos como a possibilidade de esboçar um primeiro fórum baiano de comunicação. O objeto é aproximar ainda mais os interesses das entidades, estabelecendo pontos de intersecção entre as agendas, suscitando discussões importantes para o desenvolvimento do mercado e das condições de trabalho enfrentadas pela categoria.
O SCREAM festival 2023 também foi abarcado pela pauta da tarde. O evento, realizado pela ABMP em parceria com a Prefeitura de Salvador e apoio do Grupo Aratu, tem o objetivo de fomentar a inovação e a criatividade orientada para negócios em Salvador. A programação acontecerá no Centro Histórico do dia 30 de novembro ao dia 1 de dezembro.
Ao final da visita, Lucas Reis conheceu as instalações do edifício Ranulfo Oliveira e os equipamentos culturais da ABI — a Biblioteca de Comunicação Jorge Calmon, a Sala de Exibição Cinematográfica Roberto Pires e o Museu de Imprensa com sua reserva técnica.