A Agência Pública mantém um projeto que lista informações sobre iniciativas de mídia independente de todo o Brasil. O mapa é dividido em duas abas: a primeira traz a seleção da Agência Pública e a segunda permite que o leitor selecione as iniciativas de que mais gostar. No mapa interativo disponibilizado pela agência, foram selecionados veículos que nasceram na rede, fruto de projetos coletivos e não ligados a grandes grupos de mídia, políticos, organizações ou empresas.
Um dos objetivos deste projeto é permitir a compreensão do funcionamento e da sustentabilidade dessas inciativas, através de uma construção coletiva. “A ideia é ambiciosa, mas cada vez mais necessária neste momento de ruptura e renascimento que o jornalismo vive”, afirma o texto de apresentação do projeto.
Segundo a coordenadora, Andrea Dip, blogs não entraram na lista “porque geralmente são iniciativas individuais, com tom pessoal, não necessariamente jornalístico, e sem a pretensão de se tornarem veículos autossustentáveis, uma das marcas desta geração que está surgindo no jornalismo nacional”. O grupo reconhece ter deixado “um monte de gente bacana de fora”, mas explica: “Era urgente ter critérios claros que nos guiassem nessa empreitada. Assim, a lista é apenas inicial, mas feita com cuidado: traz um panorama colorido, inovador e esperançoso”.
A lista iniciada pelos jornalistas Marina Dias e Thiago Aguiar não é fechada. “Queremos que ela aumente a cada dia com sugestões de vocês”, ressaltam. Quem quiser colaborar com novos nomes e novas ideias, ou até sugerir a exclusão de alguma iniciativa que esteja na lista (caso tenha alguma informação que justifique a alteração), deve escrever para a Agência através deste formulário aqui.