Voltada para estudantes, pesquisadores e profissionais da área de museus, museologia e afins, a segunda edição do evento “Maio Negro dos Museus 2025” vai ocorrer em formato híbrido no Auditório Samuel Celestino, na sede da Associação Bahiana de Imprensa (ABI), em Salvador. O evento terá uma programação de abertura presencial com música ao vivo e conferência, no dia 27 de maio, às 19h, e encontros online nos dias 28 e 29, às 14 horas. As atividades serão transmitidas ao vivo pelo Canal do COREM 1R no YouTube, com inscrições prévias por meio da plataforma Doity.
Parafraseando duas canções brasileiras, o evento traz como tema a indagação “A carne mais barata do mercado é a Carne Negra?” e “Museus: a quem será que se destinam?”. Na roda de debates intitulada “A ausência de profissionais negros(as) nos projetos curatoriais: exclusão ou apagamento?”, será levantada a discussão sobre o esvaziamento de profissionais negros e negras na área dos museus e da cultura, a partir do olhar de docentes e gestores da cultura, memória e do patrimônio cultural no Brasil.
De acordo com a organização do evento, a falta de emprego entre a população negra contribui tanto no processo de vulnerabilidade social quanto potencializa a crescente migração de profissionais desse grupo para outras áreas de atuação, o que aponta a ausência desses corpos no processo de pensar, gerir e divulgar o uso desses equipamentos de memória pelo olhar do povo negro de África e em diáspora no Brasil. Essa constatação se move na direção de um compromisso firmado entre poder público, iniciativas privadas e sociedade civil ao priorizar o desemprego como uma das diretrizes na construção de Políticas Municipais, Estaduais e Nacional de Combate ao Racismo nos campos dos Museus e da Museologia do Brasil.
O evento terá ainda o lançamento da Carta Negra dos Museus e da Museologia do Brasil e a apresentação dos dados do questionário elaborado pelo Observatório Negro dos Museus e da Museologia. Terão direito ao certificado os inscritos que participarem dos três dias de evento, presencialmente ou online.
As inscrições podem ser feitas através do link: https://doity.com.br/maionegro2
SERVIÇO
Maio Negro dos Museus 2025, Edição 2
Quando: 27/05 às 19h (presencial), 28 e 29/05 às 14h (online)
Onde: Auditório Samuel Celestino (8º andar da Associação Bahiana de Imprensa) – Rua Guedes de Brito, 1 – Praça da Sé, Centro Histórico de Salvador) e através do canal COREM 1R no YouTube
Evento Gratuito
Contato: [email protected]