Notícias

Diretores da ABI participam do Hunhu eXPONENTIAL, evento com foco em inovação, sustentabilidade e cultura

Evento acontece no Gabinete Português de Leitura, nos finais de semana de 15,16 e 17, 22, 23 e 24

Nos dias 15,16,17 e 22,23,24 de novembro, o Gabinete Português de Leitura, de Salvador, vai ser palco da primeira edição do Hunhu eXPONENTIAL (unú ekspónenxial), que vai abordar os temas de Inovação, Sustentabilidade e Cultura. O evento tem a participação do presidente da ABI, Ernesto Marques, e da diretora de Defesa do Direito à Informação e Direitos Humanos da entidade.

O Hunhu eXPONENTIAL lança um desafio ambicioso a todos os participantes e parceiros: não começou na sessão de abertura, não vai terminar na sessão de encerramento. O evento tem como objetivo dar início a diversos processos de transformação, olhando para o pioneirismo de Salvador, primeira capital do Brasil e berço de fenômenos culturais e empresariais, como inspiração para o futuro.

A transformação começa com o desafio de transformar o entorno do Gabinete Português de Leitura, local emblemático da cidade, povoado por instituições que fazem parte da História de Salvador. Representantes de instituições nacionais e internacionais vão poder partilhar conhecimento e experiências com outr@s speakers e com o público presente no Gabinete Português de Leitura e aquele que acompanha online.

Denise Schacht, professora da Pan-African University, vai abordar o tema O Papel da Reprogramação Mental no Desenvolvimento do Capital Humano, trazendo um case study dos países descolonizados mentalmente VS países não descolonizados mentalmente, falando também sobre síndrome da mentalidade de escravo e o seu impacto no desenvolvimento profissional.

João Rito, presidente da BlueBio Alliance, traz a sua visão sobre sustentabilidade e os oceanos: Economia azul e sustentabilidade ambiental, social e financeira das regiões e fala também sobre a sua experiência enquanto CEO da SEAentia, com o tema Economia colaborativa, inovação aberta e benefícios para a comunidade.  

Catarina Canelas, jornalista da CNN Portugal e autora do documentário Plástico, O Novo Continente aborda os temas Sabemos que poluímos, mas não paramos de poluir: case do plástico e ainda Greenwashing e o papel da comunicação social para uma consciência social de sustentabilidade.

Daniela Tafner, professora e pesquisadora do Observatório de Direitos Humanos nos Países de Língua Portuguesa (POSCOHR) e do Afro-Latin American Research Institute da Universidade de Harvard (ALARI) vai partilhar a sua visão sobre Desigualdade Racial e Acesso à Saúde.

Lorene Pinto, primeira mulher diretora da primeira faculdade de medicina do Brasil, a secular Faculdade de Medicina da UFBA, será responsável pelo tema Universidade e a promoção do direito à educação e do direito à saúde, relatando a sua experiência como gestora e professora.

Philipp Teles Von Hauenschild, Cônsul Honorário do Reino dos Países Baixos (BA e SE) também confirmou a sua presença, liderando a conversa sobre Cooperação internacional como caminho para efetivar os Direitos Humanos. Posteriormente vai falar sobre Sustentabilidade e Incentivos, apresentando o Case DeTrash, projeto do qual é fundador e CEO.  

O evento terá ainda uma diversidade de temas apresentados por speakers com experiência e conhecimento em Empreendedorismo de Alto Impacto (Alana Elias, Zazá Sousa e Clarissa Hirs), de Inteligência Artificial (Mônica Aguiar, Marco Aurélio Castro Jr, Daniel Bento e Filipe Lopes Sousa), Inovação, Ecossistemas e Empreendedorismo (Angela Rocha, Marcelo Santana Silva, Mateus Couto, Simone Jordão, Péricles Magalhães Jr, Fabiana Carvalho, Yuri Dias, Barbara Carole), Sustentabilidade (Julio Rocha e Lourrani Baas), Saúde, Sustentabilidade e Inovação (Luis Adan, Humberto Castro Lima Filho, João Paulo Simplicio), Comunicação e História (Alicia Lose, Jorge Cruz, Ernesto Marques e Mara Santana), Games, Tecnologia e Inovação (Daniel Cossi* e Raiza Tourinho). 

O evento é uma realização da FAQtor-e, com o apoio do Gabinete Português de Leitura e Liga Empreendedora da UFBA, e conta com o apoio institucional da Blue Bio Alliance, Associação de Jovens Empreendedores (BA), Instituto Socioambiental Brasileiro, Cátedra Sérgio Vieira de Mello (ACNUR-UFBA), Vale do Ipitanga, Centro Integrado de Direitos Humanos (UFBA), Grupo de Pesquisa Historicidade do Estado, Direito e Direitos Humanos.

Hunhu eXPERIENCE 2025 – 2027

O Hunhu eXPERIENCE escolheu Salvador para acolher a sua primeira edição. A primeira capital brasileira é um cenário perfeito de multiculturalidade e um ecossistema com um potencial enorme que ainda está por desenvolver.

O evento irá percorrer outras cidades no triénio 2025-2027, sempre desenvolvendo inciativas ao longo do ano em Salvador, juntando parceiros ao longo da jornada, sempre com o propósito de transformar e melhorar a sociedade através da partilha de conhecimento. Para a edição soteropolitana de 2025, a FAQtor-e já convocou perto de 80 cidades, espalhadas pelo mundo, para marcarem presença em Salvador, abrindo a porta para missões com foco em Inovação, Sustentabilidade e Cultura, que serão anunciadas ao longo do ano.

Sobre a FAQtor-e

A FAQtor-e (pronunciada como a palavra inglesa “factory”: /ˈfæk.tər.i/) tem como objetivo responder às perguntas mais comuns (FAQs), apostando em 3 vertentes: eventos, empreendedorismo e educação. Através da marca Hunhu, desenvolve eventos baseados na filosofia Ubuntu/Hunhu, que assenta no conceito de comunidade, de multiplicidade de singularidades, para alcançar a democracia. A igualdade é o princípio fundamental e condicional para a existência do outro.

Mais informações sobre o evento, programação e speakers no site

Inscrições na SYMPLA através do link:

https://www.sympla.com.br/evento/hunhu-exponential/2679321

publicidade
publicidade