ABI BAHIANA

Diretoria da ABI vai avaliar negociação após mais uma reunião com a Prefeitura de Salvador 

A Diretoria da Associação Bahiana de Imprensa realizará, nesta quarta-feira (14), sua reunião mensal, na qual a entidade avaliará o resultado de tratativas com a Prefeitura de Salvador. O encontro com representantes da PMS está previsto para esta terça (13) e tentará pôr fim ao impasse relativo ao congelamento do contrato de aluguel do Edifício Ranulfo Oliveira, pertencente à ABI. O saldo da negociação com o Executivo municipal será levado também à próxima Assembleia Geral da instituição, cuja sessão ocorrerá no final de agosto, com ampla participação dos comunicadores e empresários associados. 

Além da Assembleia-Geral Ordinária, que aprecia as contas e o Relatório Anual de Atividades, haverá uma Extraordinária, convocada especialmente para deliberar sobre a negociação com a Prefeitura. A convocação para as assembleias Ordinária e Extraordinária da ABI será publicada na sexta-feira.

Entenda

A Prefeitura Municipal de Salvador, atual locatária, ocupa mais de 2/3 do Ranulfo Oliveira. Nos últimos anos, a pedido da PMS, a ABI comprometeu grande parte de suas reservas financeiras numa série de melhorias e, por decisão da Diretoria Executiva, investiu em adequações aos atuais padrões de segurança na edificação. Já os contratos referentes à locação venceram em 2016 e nunca mais foram reajustados.

Prestes a completar 94 anos, no próximo dia 17 de agosto, a ABI está em trabalho totalmente remoto desde meados de julho, como medida de contenção de despesas. Os serviços prestados à categoria e à sociedade, como apoio a pesquisas e atendimento aos associados são atualmente oferecidos somente de forma on-line, de segunda a sexta, das 8h às 17h. Os projetos culturais foram descontinuados, com exceção da Série Lunar, mantida atualmente com apoio de empresários locais. 

Segundo a Diretoria da ABI, enquanto não for restabelecido o equilíbrio econômico-financeiro, a prioridade da equipe técnica será a conservação dos acervos, importante ativo da instituição dedicada à memória da comunicação na Bahia.

Já foram realizadas diversas reuniões com secretários municipais, além de uma conversa com o próprio prefeito Bruno Reis, sempre com o objetivo de resolver a questão de forma negociada, de maneira a cumprir o contrato de locação e a legislação municipal.

A expectativa é que a reunião de terça, 13, resulte em uma composição que corrija os valores com base no índice estabelecido no contrato – o mesmo indexador usado em todos os contratos de locação de imóveis, e aponte uma saída para o resgate de uma dívida acumulada pela Prefeitura, ao decidir não reajustar os alugueis.

Uma casa de cultura e memória

O Edifício Ranulfo Oliveira, sede da ABI, guarda parte da memória da cidade. Não por acaso, o prédio batizado com o nome de quem o construiu é frequentemente procurado por pesquisadores das mais diversas áreas. O imóvel abriga a Biblioteca Jorge Calmon, a Sala de Exibição Roberto Pires, o Auditório Samuel Celestino e o Museu de Imprensa, espaços que regularmente recebem palestras, aulas, rodas de conversas, visitas guiadas, eventos musicais e outras atividades educativo-culturais gratuitas e abertas ao público. A ABI mantém ainda o museu-casa onde nasceu o jurista Ruy Barbosa, na rua Ruy Barbosa, e onde a Associação pretende instalar a Casa da Palavra.

O edifício construído entre as décadas de 1940 e 1950 foi projetado para garantir a sustentabilidade da ABI mediante locação dos espaços não ocupados pela entidade. A Assembleia Legislativa da Bahia foi a primeira inquilina, instalando-se ali de novembro de 1960 até a mudança para a sede no Centro Administrativo da Bahia, que completou 50 anos em março.

Confira abaixo os canais de comunicação com o time remoto da ABI:

Rede Agostinho Muniz de Combate à Violência contra Profissionais de Imprensa – Em caso de agressões, intimidações e demais condutas violentas contra profissionais de imprensa, envie denúncia para o e-mail <[email protected]> ou faça contato direto com o Sinjorba. E-mail: <[email protected]> | Telefone: 71 3321-1914.

publicidade
publicidade