Notícias

El País Brasil aposta em newsletter contra influência dos algoritmos

Em um alerta sobre a atuação dos algoritmos, o jornal El País Brasil publicou um comunicado sob o título “Não dependa do algoritmo. Receba a newsletter do El País”, para anunciar a sua newsletter diária. A iniciativa tenta minimizar as dificuldades e a dependência em relação às mídias sociais, e segue uma tendência que se consolida mundo afora.

Enquanto uma sequência lógica decide os resultados de uma pesquisa em um navegador, outra guia seleciona posts que serão mostrados no seu feed, omitindo outras postagens e sugerindo contas para você seguir. Justificado pelo objetivo de aumentar a interação entre os usuários, o uso do algoritmo para deixar notícias em segundo plano faz parte do esforço de combate às fake news. Como efeito colateral desse emprego do algoritmo nas redes sociais, vem a diminuição do alcance do conteúdo distribuído por empresas jornalísticas, que hoje têm no Facebook um importante canal de divulgação de suas notícias. Para os veículos de comunicação tornou-se cada vez mais difícil e caro captar a audiência.

Em um alerta sobre a atuação dos algoritmos, o jornal El País Brasil publicou um comunicado sob o título “Não dependa do algoritmo. Receba a newsletter do El País“, para anunciar a sua newsletter diária. A iniciativa tenta minimizar as dificuldades e a dependência em relação às mídias sociais, e segue uma tendência que se consolida mundo afora. “Não deixe que o algoritmo selecione o que você vai ler e entender a cada manhã”, diz o texto, que ressalta a possibilidade de o assinante ter “em primeira mão a nova maneira de contar o Brasil ao mundo e o mundo ao Brasil”.

O informativo digital gratuito é oferecido de segunda a sexta. Aos sábados, conta com edição especial de fim de semana, incluindo seleção de reportagens mais aprofundadas, reflexões contemporâneas e textos de colunistas. (com informações do Portal Imprensa)

publicidade
publicidade