ABI BAHIANA

Estudantes da Escola SESI Candeias participam de aula na ABI

“É um computador velho, né?” – disparou Jorge Alan. Ele está no 6o ano da Escola SESI Candeias, na Região Metropolitana de Salvador, e, assim como os colegas, ficou encantado com a coleção de máquinas de datilografia da ABI, os equipamentos antigos e todo o rico acervo que conta parte da história da comunicação na Bahia.

Sua turma esteve no Edifício Ranulfo Oliveira, sede da ABI, nesta quinta-feira (26), para uma aula dinâmica e interativa pelos espaços culturais da Associação, em uma manhã de muitas descobertas, trocas, diversão e aprendizado.

“É sempre um prazer visitar o Museu da Imprensa. Os estudantes ficaram encantados com todos os espaços e conhecer o acervo e os meios impresso, radiofônico e televisivo da Bahia. É um momento especial para essa galerinha da era digital”, observou Talyssa Vieira, coordenadora pedagógica da Escola SESI. “A vista do terraço é linda e nos proporciona apreciar as paisagens do Centro Histórico e da Baía de Todos-os-Santos. Vale ressaltar que a recepção, o acolhimento e toda a visita guiada nos faz querer sempre voltar. Fomos muito bem recebidos por todos da ABI”, agradeceu a educadora.

Os olhares curiosos registraram o Museu de Imprensa, a Biblioteca de Comunicação Jorge Calmon, e se impressionaram com a beleza da cidade, ao vê-la a partir do Auditório Samuel Celestino, no oitavo andar do edifício-sede da entidade. As atividades foram supervisionadas pela equipe técnica da ABI, em cooperação com docentes da instituição de ensino.

“O que eu mais gostei foi a biblioteca. Lá tem coisas muito interessantes. O que mais chamou a minha atenção foi o painel em homenagem a Jorge Calmon. Achei bonito porque pegou vários momentos da vida dele.”

Deise Maurício

“O que eu mais gostei foram as teclas antigas [as máquinas de datilografar], porque eu nunca tinha mexido, achei muito legal. Vários teclados e modelos que nunca vi.”

Flávia Viana

“Gostei muito daqui, dos jornais antigos, das máquinas, principalmente a de projeção.”

Jorge Alan

“Eu gostei de todos os equipamentos, dos textos sobre como era a imprensa. O que mais impactou foram as antigas máquinas de escrever.”

João Lucas

📚 A Escola SESI Cadeias, pertencente à Rede SESI Bahia de Educação, foi fundada em 1991. Atualmente, atende a estudantes do 6o ao 9o ano do ensino fundamental, com práticas diferenciadas que envolvem educação tecnológica, científica e empreendedora, estimulando o processo de aprendizagem.

publicidade
publicidade