Nesta quarta-feira (22), estudantes do primeiro semestre de Jornalismo da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (FACOM/UFBA) deixaram a sala de aula para uma atividade diferente. A turma da disciplina “História do Jornalismo”, ministrada pelo professor Fernando Conceição, participou de uma visita guiada à sede da Associação Bahiana de Imprensa (ABI), localizada na Praça da Sé, no Centro Histórico de Salvador.

A aula foi iniciada no Museu de Imprensa, onde o historiador Pablo Sousa apresentou o espaço cultural aos estudantes, falou sobre a história da ABI desde a fundação, há 95 anos, e sua importância para o fortalecimento da comunicação no estado.
Em uma apresentação descontraída, os alunos foram conduzidos à Sala de Reuniões Afonso Maciel, onde Suely Temporal, presidente da ABI, compartilhou um pouco de sua trajetória profissional como jornalista e empresária do ramo da comunicação, e explicou o papel da instituição na defesa da liberdade de imprensa e na valorização dos profissionais de imprensa. Durante o bate-papo, a dirigente também ressaltou a importância da diversidade e da representatividade na imprensa.
“Nosso trabalho é fazer da ABI uma instituição mais plural e mais diversa”, afirmou Suely, destacando como é crucial a presença de diferentes vozes no jornalismo.

A visita seguiu com um passeio pela Biblioteca da ABI, onde os alunos conheceram o acervo histórico da instituição, composto por livros, periódicos e documentos raros sobre o jornalismo baiano.
Por fim, os estudantes retornaram ao Auditório Samuel Celestino, no terraço da ABI, onde a presidente conduziu uma aula aberta. Suely Temporal compartilhou detalhes de sua caminhada até alcançar a presidência da ABI e deu dicas sobre como os novos jornalistas podem se inserir no mercado de trabalho, enfatizando a ética, a constante atualização e a paixão pela profissão.




