O Centro Histórico de Salvador foi homenageado, nesta segunda-feira (15), em um evento que comemorou os 40 anos de seu reconhecimento como Patrimônio Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O evento, realizado no Receptivo da Conceição da praia, localizado no Comércio, incluiu o anúncio da assinatura do Termo de Execução Descentralizada (TED) no valor de R$ 6.739.065,20 entre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e o Fundo de Defesa de Direitos Difusos (FDD). Esse acordo assegurará os fundos necessários para concluir as obras de restauração da Igreja e do antigo Hospício da Boa Viagem em Salvador.
O investimento permitirá a restauração do complexo arquitetônico e a transformação do antigo hospício em um hotel de natureza religiosa, além da construção e modernização de um salão/auditório para congressos, seminários e pequenos eventos, aumentando as possibilidades de uso do local e contribuindo para a viabilidade econômica do patrimônio.
No decorrer da celebração, foram elaboradas duas iniciativas: a nova Norma de Preservação para os conjuntos urbanos do Centro Histórico e da Cidade Baixa de Salvador, desenvolvida em colaboração com a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e a Portaria n.º 289/2025, que revisa a Portaria Iphan n.º 420/2010. Esta análise tem como objetivo tornar os métodos de autorização de intervenções em bens protegidos mais claros, transparentes e eficientes.
Estiveram presentes na cerimônia a ministra da Cultura, Margareth Menezes, além de autoridades federais, estaduais e municipais, representantes de instituições culturais, acadêmicos e integrantes da sociedade civil.
A Associação Bahiana de Imprensa (ABI), proprietária de dois imóveis na região, o Edifício Ranulfo de Oliveira, na Praça da Sé, e a Casa de Ruy Barbosa, na Rua Ruy Barbosa, monitora atentamente as políticas de preservação do patrimônio cultural da capital baiana. A entidade foi representada pela presidente Suely Temporal, que reforçou a necessidade de valorização da área e de preservação do patrimônio.



