Notícias

Evento online reúne lideranças de todo o Brasil para denunciar e combater o racismo

Nesta terça-feira, 13 de maio, data em que se lembra a abolição formal da escravidão no Brasil, organizações da sociedade civil (OSCs), religiosas e civis realizam uma mobilização nacional online contra o racismo. Com transmissão ao vivo pelas redes do @movimentopretafro no Instagram ou pelo Youtube (acesse aqui), o evento acontecerá das 8h às 22h e contará com 13 horas ininterruptas de atividades em memória, reflexão e ação.

Programação Nacional de Denúncia, Combate ao Racismo e Integração é gratuita, aberta ao público e se propõe a ser um espaço de escuta, denúncia, partilha de vivências e fortalecimento de redes. A ação integra o calendário do Dia Nacional de Denúncia Contra o Racismo, reconhecido pelo Movimento Negro como um marco de resistência e conscientização frente às persistentes desigualdades enfrentadas pela população negra.

Entre os destaques da programação estão palestras, rodas de conversa, manifestações culturais, espiritualidades diversas e falas de figuras de referência na luta por igualdade racial e justiça social. Já estão confirmadas as participações do Arcebispo Dom Zanoni Demettino Castro, do Babalorixá Pai Pecê, da Tenente-Coronel Denice Santiago, do Dr. Hédio Silva Jr., do Ouvidor da União Dr. Gleidson Renato Martins Dias (Táta Nadji Dyq Nazambi), entre outros convidados de todas as regiões do país.

Coordenador do Movimento PretAfro e da Associação Beneficente ABEF, Eduardo Filho reforça o objetivo da iniciativa. “Precisamos combater o racismo com coragem e compromisso coletivo. E a educação é um dos caminhos mais poderosos para alcançar uma sociedade mais justa, equânime e inclusiva”.

O 13 de maio, tradicionalmente lembrado pela assinatura da Lei Áurea em 1888, é ressignificado por movimentos negros como um dia de denúncia e mobilização contra o racismo estrutural que ainda persiste no Brasil.

Evento: Programação Nacional de Denúncia, Combate ao Racismo e Integração
Data: 13 de maio (terça-feira)
Horário: das 8h às 22h
Transmissão ao vivo: YouTube, Instagram e Facebook – @movimentopretafro
GRATUITO e ABERTO a todos os públicos

Para se inscrever nas atividades, acesse o link do Sympla.

Informações: ONG News

publicidade
publicidade