Notícias

Exposição traz heróis do Dois de Julho para a Bahia de 2023

Em cartaz na Caixa Cultural até o final de agosto, ‘Verdade e Liberdade’ contextualiza garra baiana nas lutas pela Independência com as batalhas do dia a dia

Tecnologia, história e arte se encontram na Carlos Gomes. Agora, uma das ruas mais tradicionais de Salvador já pode ser considerada guardiã de uma máquina do tempo. Está aberta ao público, na galeria da Caixa Cultural, a mostra “Verdade e Liberdade – a Saga Baiana da Libertação Nacional”, que fica em cartaz até o dia 28 de agosto. A exposição revela um olhar particular dos principais personagens da Independência da Bahia.

Nas obras, Maria Quitéria, os Encouraçados de Pedrão, Joana Angélica, o Corneteiro Lopes e até mesmo o Caboclo e a Cabocla são retratados em situações do cotidiano atual em Salvador, Feira de Santana, Itaparica e cidades do Recôncavo Baiano. Curador da exposição, o professor, escritor e historiador Ricardo Carvalho – e toda a equipe responsável pela produção da mostra – buscou apresentar o viés atual da batalha de homens e mulheres importantes para o imaginário baiano. 

Indumentárias utilizadas durante a produção. | Foto: Catharine Ferreira

“A história não tem sentido se ficar presa no passado, ela só serve à sociedade se realmente buscar alocar as novas gerações no sentimento que aqueles que vieram antes delas tinham. Isso valoriza a luta e a resistência dos chamados heróis da resistência e, ao mesmo tempo, dá para nós o significado do que foi essa grande luta”, afirma o professor. “Eu quero que as pessoas se vejam ali, que embora sejam figuras destacadas que ganharam essa celebração da história, são uma extensão de nós mesmos”. 

Durante o percurso da mostra, os visitantes poderão acompanhar 10 ensaios fotográficos com artistas renomados como Amanda Tropicana, Armando Correia Ribeiro, Elis Tuxa, Marcos Socco e Pedro Nunes. Os ensaios são intercalados por telas digitalizadas com os poemas do cantador da exposição, o poeta Maviael Melo. 

Explorando os recursos mais modernos do audiovisual, a exposição fotográfica conta com uma concepção multimídia, tendo um vídeo mapping introdutório com um resumo da trajetória da Independência da Bahia, desenvolvido pelo VJ Davi Gabiru e com a narração do premiado jornalista José Raimundo. Com isso, os visitantes já partem para as imagens tendo uma noção do que vão encontrar – o que não torna menos inusitada a visão dos Encouraçados de Pedrão pilotando motos ou de Joana Angélica conversando com os feirantes da Lapa.

*Catharine é estagiária de Jornalismo da ABI.

Edição: Jaciara Santos

publicidade
publicidade