A Coletivo4 Audiovisual encerrou, nesta sexta-feira (14), suas oficinas de roteiro do projeto Laboratório dos Filmes – Bahia. Ocorrida no auditório da Associação Bahiana de Imprensa (ABI), em Salvador, essa última etapa das oficinas realizadas entre outubro de 2024 e janeiro de 2025 promoveu uma imersão em diversos temas ligados à produção de filmes. O evento foi encerrado com uma rodada de apresentação dos roteiros desenvolvidos durante as oficinas, e o lançamento de um livro que reúne esses textos inéditos trabalhados no Laboratório.
Gravações das oficinas realizadas nos dias 12 a 14 de março podem ser encontradas no canal do youtube: https://youtube.com/@kaurocha1764?si=cxSKFbYKnphbKPEF
Ao todo, em torno de 80 participantes estiveram no auditório da ABI no dia de encerramento, 18 deles vindos do interior da Bahia com viagens custeadas pelo projeto. Como explica a produtora executiva do LAB BAHIA, Carolina Gomes, esses últimos dias de oficinas intensivas focaram em aspectos como elaboração de projetos, figurino, pitching e inteligência artificial no cinema. “Com esses três dias de encontro, a gente trouxe outros temas que saíram da escrita do roteiro. Acho que ninguém saiu daqui como chegou”, comentou ela.
Já o coordenador pedagógico do projeto, Rober Corrêa, enfatizou a importância desse evento para articular aspirantes a roteiristas de todo o estado. “Está sendo fantástica a oportunidade dessas pessoas se conectarem entre si, encontrarem pares para os seus projetos. E também para desmistificar algumas questões do funcionamento, da operação industrial do cinema”, relatou.
Como contrapartida socioambiental do evento, também foram distribuídas 80 mudas de plantas doadas pela empresa Caetá Ambiental, por intermédio da Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (Abaf), aos participantes.
“Eu achei bacana esse projeto que deu a oportunidade de botar em prática as ideias que eu já tinha antes e não tinha espaço para escrever ou para expor. É um bom levantamento até para conhecer outras pessoas na área e oportunidades de trabalho no geral”
Emanuel José, produtor e editor de vídeos (Itabuna)
“Quando eu soube sobre a oficina, eu pensei em vir aqui para ganhar um conhecimento a mais sobre outras oportunidades para pôr em prática as ideias que eu tinha. Gostei muito mesmo, foi além do que eu estava esperando. Na verdade, espero conseguir ganhar mais conhecimento daqui para frente.
Jackson Souza, professor de língua inglesa
(Amargosa)
“Sempre quis me desenvolver mais em relação à escrita, e decidi ser roteirista agora. Entrei no projeto esperando conhecer alguma coisa primeiro, para começar a trilhar nesse caminho. Oficina perfeita, didática muito interessante, acessível para quem nunca trabalhou nessa profissão.
Arilena dos Santos Campos, assistente social
(Salvador)
O LAB dos filmes que ainda não fizemos – Bahia foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar 195, de 08 de julho de 2022.