O toque magistral do violonista clássico Mario Ulloa vai desembarcar na Série Lunar do dia 19 de junho. Professor da Escola de Música da UFBA, o renomado artista costa-riquenho coleciona passagens pelo projeto, sempre com o acompanhamento de um público afetuoso e ávido por suas releituras, que revelam a técnica e a erudição musical na forma mais poética. A apresentação gratuita acontece às 19h, no Auditório Samuel Celestino, 8º andar da Associação Bahiana de Imprensa, na Praça da Sé.
O repertório será uma ode à diversidade e à profundidade do instrumento, com obras de Manuel de Falla (1876-1946) e Joaquín Rodrigo (1901-1999), cujas composições evocam a alma da Espanha. Dorival Caymmi (1914-2008) e Chico Buarque, que completa 80 anos na data da apresentação, trazem à tona a essência vibrante e melódica do Brasil.
A Série Lunar é um projeto da Associação Bahiana de Imprensa, em parceria com a Escola de Música da UFBA, que promove concertos mensais com artistas vinculados à instituição de ensino. O projeto ocorre sempre em noite de lua cheia, proporcionando uma vista privilegiada para o Centro Histórico de Salvador, com boa música e um público participativo.
A edição de junho tem patrocínio da Associação Comercial da Bahia (ACB), uma entidade multissetorial com mais de 200 anos de atividades em Salvador – e a mais antiga do Brasil – dedicada a congregar empresários na defesa de seus interesses e de melhorias para a sociedade.
A temporada 2024 prevê concertos até o mês de dezembro. Diversos artistas e grupos musicais já levaram seus concertos ao palco da ABI, no âmbito da frutífera parceria, como o Núcleo de Choro, o duo Tota Portela e Teca Gondim, Ana Paula Albuquerque, Quinteto de Sopros, Jairo Brandão, Eneida Lima, Quarteto Gamboa, Nilton Azevedo Quarteto, Madrigal da UFBA, Osufba e outras formações.
Mario Ulloa se dedica ao violão desde os 4 anos de idade. É formado pelo Conservatório de Castella, em San José, pela Universidad de Costa Rica – seu país natal. Obteve o Diploma de Concertista na Musikhochschule Köln (Escola Superior de Música de Colônia), na Alemanha. É membro titular da Academia de Ciências da Bahia (ACB). Por suas contribuições à Educação e à Cultura, ele recebeu da Câmara Municipal de Salvador a “Medalha 2 de Julho” e o “Título de Cidadão”. Com vários CDs gravados, tem se apresentado em diversos países da Europa, da América do Norte, da América Central e do Sul, e pelo território brasileiro.
Ao longo de mais de trinta anos atuando na UFBA, ele tem formado dezenas de violonistas, seja na graduação, mestrado, doutorado ou pós-doutorado. Muitos dos seus alunos e ex-alunos ganharam importantes competições nacionais e internacionais. São mais de 80 premiações – o que tem tornado a UFBA, uma referência no ensino do violão, recebendo alunos não apenas da Bahia, mas de outros estados brasileiros, bem como de outros países. Mario costuma falar com orgulho do fato de seus alunos atuarem como sólidas pontes de intercâmbio cultural entre diversos países e o Brasil.
Sociedade abraçou
Este ano, a ABI cogitou interromper a temporada por falta de verba para custear as despesas de cada apresentação. Mas a forte comoção do público — diante da possibilidade de pausar o projeto já consolidado — fez empresas e instituições comprometidas com cultura e educação manifestarem apoio, como é o caso da ACB nesta edição.
A coordenadora da Série Lunar, Amália Casal, agradece o incentivo da sociedade civil e reforça o compromisso e a responsabilidade da ABI ao estabelecer parcerias. “É importante a continuidade desse belíssimo projeto por meio de parcerias com empresas sérias, apoiadoras de causas sociais”, ressalta. A temporada 2024 prevê mais cinco concertos. Quem tiver interesse em patrocinar alguma apresentação pode enviar email para <[email protected]>. Também é possível obter mais informações pelo WhatsApp: 71 98426-1460.
SERVIÇO
Quando: 19 de junho, às 19h
Onde: Auditório Samuel Celestino (Rua Guedes de Brito, 1 – Praça da Sé | Edifício Ranulfo Oliveira, 8º andar)
Quanto: Gratuito e aberto ao público