Termina neste sábado, 25 de maio, o prazo de inscrições para as oficinas do projeto “Dos filmes que ainda não fizemos – narrativas soteropolitanas”, que acontecem de forma presencial do dia 3 a 14 de junho, às 13h30, no Espaço Boca de Brasa, em Cajazeiras, e no formato online, de 22 de junho a 21 de julho. As inscrições podem ser feitas por meio do link (https://abre.ai/oficinaroteiro2024).
Qualquer pessoa acima de 16 anos pode se inscrever e não é exigida experiência prévia para escrita de roteiro, mas é necessário apresentar uma história a ser contada. A intenção é difundir o conhecimento técnico sobre roteirização e noções de editoração.
Os cursos emitirão certificado de conclusão, sendo necessário o cumprimento de pelo menos 70% das aulas, além da realização das tarefas propostas. Ao todo, serão ofertados dois cursos: escrita para roteiro, com carga horária de 24h, e editoração, com 12h.
Cinema e literatura
Para o coordenador pedagógico do projeto, Rober Corrêa, a ideia é transformar as histórias trazidas em obras literárias, independente do projeto final se tornar um curta ou longa metragem. “Para além de ser uma receita para a produção de um filme, os roteiros vão além e tornam-se verdadeira literatura”, afirma o diretor, roteirista e produtor, um dos idealizadores do projeto.
Corrêa enxerga na iniciativa uma oportunidade de viabilizar histórias guardadas por muitos baianos e baianas. “Há um número infinito de histórias engavetadas, roteiros a serem escritos, filmes a serem feitos. Mas, se produzir um filme demanda uma estrutura, por vezes, inviável, por que nos furtar da experiência de registrar, publicar ou ler um roteiro? O roteiro não precisa ser filmado para existir enquanto texto, enquanto literatura”, defende Rober.
De acordo com a produtora executiva, a jornalista, diretora e roteirista Carolina Gomes, o modelo híbrido do projeto possibilita uma aderência maior do público. O local escolhido para as oficinas presenciais é, sobretudo, estratégico. “Há nesse projeto uma busca por atrair participantes para além da área central da cidade, buscando atingir em cheio o miolo do município de Salvador, por isso a oficina presencial será em Cajazeiras”, explica. Por outro lado, vai acontecer logo depois da presencial a oficina online, o que amplia a possibilidade de participação de mais gente.
Este projeto foi contemplado pelo edital Gregórios – Ano III, com recursos financeiros da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador e da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura e Governo Federal.
SERVIÇO
Oficina presencial:
Datas: 03/06 a 14/06 – segunda a sexta-feira
Horário: das 13h30 às 17h30
Local: Espaço Boca de Brasa – Av. Engenheiro Raymundo Carlos Nery – Cajazeiras, Salvador – BA, 41340-640
Oficina online:
Datas: 22/06 a 21/07 todos os sábados e domingos
Horário: das 9h às 13h na plataforma Google Meet