Histórias e reportagens selecionadas sobre os habitantes mais ilustres de Ipiaú, no sudeste baiano, são a matéria-prima do próximo livro do poeta e jornalista José Américo Castro, que será lançado no dia 4 de abril, às 19h30, no centro cultural Casarão de Zé Américo.
Produzida e publicada pelo Projeto Alba Cultural, da Assembleia Legislativa da Bahia, a obra também é fruto das atividades da equipe da Assessoria de Comunicação Social, sob a coordenação do Jornalista Paulo Bina, e tem prefácio do professor, jornalista e escritor Sérgio Mattos.
Entre as histórias e reportagens selecionadas, pode-se encontrar referências a figuras importantes para o município como Cleraldo Andrade, Edisio Muniz Ferreira, Padre Phileto, Êpa,Êpa, Dr. Calumby e Salvador da Matta, além de figuras folclóricas como Joé, Ripa, Chupilha, Nane Guará e Chico do Jornal. Também são resgatados outros personagens como Chico Zoin, Clarice do Mingau, Agostinho Pinheiro, Morota e Capitão Milton, conduzindo uma retrospectiva histórica e saudosa de Ipiaú em todos os tempos.
José Américo Castro
Jornalista, poeta e historiador nascido em Ipiaú, José Américo decidiu retornar à sua terra natal no início dos anos 1980, após a sua graduação na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Foi o primeiro presidente do Conselho Municipal de Cultura do município e idealizador do Coletivo Cultural da região. Também foi o primeiro a receber a Medalha do Mérito da Cultura outorgada pela Câmara Municipal, assina o livro Portas do Éden e é coautor da coletânea “Histórias da Nossa História”. Destemido e independente, Castro, escrevia textos e poesias desde a mais tenra idade, e continua surpreendendo seus leitores com novas variações culturais.