Na próxima segunda-feira (11/11), às 10h, a Associação Bahiana de Imprensa reunirá colegas, amigos e alunos do professor Cid Teixeira para celebrar em diálogo a memória desse intelectual baiano que nos deixou em 2021, aos 97 anos. Intitulada “O comunicador Cid Teixeira”, a roda de conversa traz ao auditório da ABI o jornalista e escritor Clarindo Silva, Walter Pinheiro, presidente da Assembleia Geral da ABI, e Fernando Oberlaender, editor de muitos dos seus livros.
O evento acontece no centenário de nascimento do historiador e intelectual. Cid Teixeira nasceu em Salvador, no dia 11 de novembro de 1924. Aproximou-se da matéria de História – para a qual dedicaria grande parte de sua vida. Foi copista do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, professor de História na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBA, lecionou também na Universidade Católica de Salvador. Dirigiu a Fundação Gregório de Mattos e ocupou a cadeira de número 19 da Academia de Letras da Bahia.
Mas foi através da comunicação que Cid popularizou seu conhecimento. Em sua atuação como jornalista, acumulou passagens pelas redações do Diário da Bahia, do jornal A Tarde, foi editorialista do Jornal da Bahia e redator-chefe do Tribuna da Bahia. Implantou o serviço de Rádio Educação da Rádio Educativa da Bahia. Estreou nas rádios e na TV, narrando eventos da história da Bahia. Publicou vários livros, entre eles “História da Armação”, “Bahia em Tempo de Província”, “História do Petróleo na Bahia”, “História da Energia Elétrica na Bahia” e um livro de memórias, “Histórias Minhas e Alheias”. Em 1992, foi agraciado com a Medalha Tomé de Souza. Já em 2013, teve a Comenda 2 de Julho concedida pela Assembleia Legislativa da Bahia.
O 1º vice-presidente da ABI, Luis Guilherme Tavares, explica que o intuito dessa mesa é celebrar apenas uma das muitas facetas de Cid Teixeira, sem buscar resumir o seu legado diverso em outras áreas, como a história. “O que a ABI fará é uma homenagem ao Cid Teixeira jornalista e radialista, a essa faceta de um homem que foi relevante na rádio baiana pelo programa ‘Pergunte ao José’ e que foi editor da Tribuna da Bahia. Essa homenagem a ABI presta sem fazer nenhum exagero, porque ele é um personagem da nossa área”, destaca o pesquisador, que fará a mediação da roda de conversa.
Sobre os convidados
Clarindo Silva – Jornalista, escritor, poeta, empresário, compositor e agitador cultural. Atuou como repórter policial nos jornais A Tarde, Jornal da Bahia e Tribuna da Bahia. Com o tempo, migrou da reportagem para a literatura, não deixando de usar a pena para a defesa intransigente do Centro Histórico de Salvador, região que tem em sua Cantina da Lua um bastião de resistência. É autor de Memórias da Cantina da Lua, que está em sua sexta edição, Conversa de Buzu e teve a sua biografia escrita por Vander Prata para a Coleção Gente da Bahia, com edição da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia.
Fernando Oberlaender – Sócio-editor da Caramurê Publicações, diretor do Museu da Cidade (1991-1993), editor do Jornal Soterópolis (1998-2003) – Artista Plástico com exposições coletivas e individuais em Salvador/Ba, Rio de Janeiro/RJ, Aracajú/SE, São Paulo/SP e Feira de Santana/BA. Ilustrador em várias publicações, co-autor no livro História do Petróleo na Bahia junto com Cid Teixeira e Daniel Rebouças, editor em livros como a Coleção Salvador uma viagem fotográfica de Cid Teixeira e 50 anos de Arte na Bahia, de Matilde Matos.
Walter Pinheiro – Natural de Salvador, Walter Pinheiro diplomou-se em Ciências Contábeis e Economia pela UCSal, em 1968, dedicando-se à carreira bancária de 1961 até 1974. Presidiu o Sindicato das Indústrias de Bebidas da Bahia e foi diretor-financeiro da Fieba em 1972/3. Ingressou no jornalismo em 1978, assumindo a direção da Tribuna da Bahia. Tornou-se conselheiro da ABI em 1986. Atuou como presidente da instituição de 13 de junho de 2011 até 10 de setembro de 2020, quando foi eleito para a Assembleia Geral da ABI. Casado com Gel Pinheiro, tem dois filhos: a médica Mariângela Guimarães e o engenheiro Walter Pinheiro Filho. É membro da Academia Rotária de Letras.
SERVIÇO
Roda de conversa “O comunicador Cid Teixeira”
Quando: 11 de novembro, às 10h
Onde: Auditório Samuel Celestino (Rua Guedes de Brito, 1 – Praça da Sé | Edifício Ranulfo Oliveira, 8º andar)
Quanto: Gratuito e aberto ao público