O Instituto Geográfico e Histórico da Bahia comemora 130 anos de fundação nesta segunda-feira, 13 de maio, às 17 horas. A solenidade será marcada pela entrega da Medalha e Diploma do Mérito Bernardino de Souza a cinco personalidades que prestaram serviços de relevância ao Estado da Bahia e ao seu povo. Serão agraciados: o restaurador e professor José Dirson Argolo, a secretária da fazenda de Salvador, Giovanna Victer, o jornalista Jorge Ramos (in memoriam), as Obras Sociais Irmã Dulce e a Santa Casa da Misericórdia da Bahia.
Durante a sessão, que será presidida por Joaci Góes, também haverá a posse de mais de 20 novos associados que passarão a integrar o quadro de efetivos da instituição, além de homenagens aos associados falecidos e apresentação musical. Haverá transmissão do evento através do canal do youtube.com/@ighbahia
Sobre a medalha Bernardino de Souza
A medalha leva o nome de Bernardino José de Souza, sergipano, etnógrafo, que foi professor de Geografia e História, além de diretor da Faculdade de Direito da Bahia. Autor de várias obras importantes, ficou mais conhecido na Bahia do que em sua terra natal. Seu nome está associado a um extenso acervo bibliográfico e também a realizações empreendedoras, como as construções das sedes do IGHB e da Faculdade de Direito da Bahia, onde hoje funciona a OAB-BA.
Sobre o IGHB
Fundado em 13 de maio de 1894, o IGHB é uma das entidades culturais mais antigas do Estado. Possui a maior coleção de jornais e o maior acervo cartográfico do Estado. Na Biblioteca Ruy Barbosa e Arquivo Histórico Theodoro Sampaio estão milhares de títulos e imagens à disposição do pesquisador. O IGHB promove diversas atividades culturais e é o guardião do Pavilhão 2 de Julho, no Largo da Lapinha, onde estão os dois principais símbolos da maior festa cívica do país: o Caboclo e a Cabocla.
SERVIÇO
130 anos de fundação do IGHB
13 de maio de 2024, às 17h
Av. Joana Angélica, 43 – Piedade
www.ighb.org.br