Começou! Acabou a espera e agora os profissionais de imprensa, cultura e publicidade já podem aproveitar dois de uma programação enriquecedora. A abertura do SCREAM festival 2023, evento gratuito realizado pela Associação Baiana do Mercado Publicitário (ABMP), aconteceu na manhã de hoje (30). A cerimônia foi guiada pelo apresentador e jornalista Dinho Júnior e pelo presidente da ABMP, Lucas Reis. Também estiveram presentes o prefeito Bruno Reis, a Secretária de Comunicação da Prefeitura, Renata Vidal; o presidente da SALTUR, Isaac Chaves Edington e Jorge Khoury, diretor superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas da Bahia.
A ABMP completa 25 anos e o presidente Lucas Reis vê o SCREAM como um vetor para promoção da publicidade como uma área de relevância para a sociedade. “O SCREAM acaba sendo um grande instrumento para gente conseguir fazer isso, aqui a gente oferece capacitação, possibilidades de geração de negócios e mostra como a área da comunicação consegue apresentar vários temas para as demais áreas do mercado”, reflete.
O prefeito Bruno Reis reconhece a importância do festival devido a sua magnitude e capacidade de abarcar diversos temas. “Um evento como esse é extremamente importante, afinal de contas é o maior evento de inovação e criatividade do Norte-Nordeste”, afirma Reis, trazendo à tona também o potencial produtivo de Salvador como uma capital criativa e geração de renda pelos serviços e turismo.
“Nós sabemos o imenso potencial da nossa gente no que se refere a criatividade. Talvez, não tenha no Brasil, um povo tão criativo e diferenciado quanto o nosso”, salientou, trazendo à tona o velho ditado que diz que baiano não nasce, estreia. “Todas as iniciativas que nós possamos fazer para estimular essa criatividade é fundamental”.
Jorge Khoury, superintendente do Sebrae Bahia, foi resoluto ao salientar a presença em peso de representantes do Sebrae Nacional no evento, reforçando a importância deste para sua área de atuação no apoio às micro e pequenas empresas da Bahia . “Quando surgiu a ideia, todo mundo chegou junto. O Sebrae não podia ficar atrás”, relembra Khoury, “O Sebrae vai estar junto sim, como foi dito desde o primeiro ano. Agora, já estamos no sexto. A criatividade é um aspecto fundamental para o desenvolvimento do nosso trabalho.”
A abertura contou também com a entrega dos certificados da formação de creators promovida pelo Scream em parceria com a Central Única das Favelas (Cufa) e a Trope, empresa de consultoria voltada para a Geração Z. As estudantes receberam o diploma no palco, pelas mãos do presidente da ABMP, Lucas Reis e do prefeito Bruno Reis.
A programação se desenrola simultaneamente em três espaços: o Foyer do cine Glauber Rocha, o Teatro Gregório de Matos e o Espaço Cultural da Barroquinha nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro, trazendo pautas como inovação, diversidade e desenvolvimento de mercado.
Para Lucas Reis, pautas como inclusão e ancestralidade são de extrema importância para a promoção do evento, principalmente, pelo local em que ele se desenvolve. “O SCREAM, por ser na Bahia, tem que falar de inovação a partir das nossas raízes”, afirma. “
Durante a tarde, algumas das palestras abordarão assuntos de grande relevância para para a imprensa como a mesa de “Jornalismo Popular” que acontecerá no espaço Boca de Brasa, às 15, com a participação de Jefferson Borges, NORDESTeuSOU; Vanderson Nascimento, Rede Bahia; Ana Raquel, Rede Bahia e mediação de Diego Oliveira da Youpper. A explanação será seguida, às 16h, no mesmo espaço pelo tema “Notícias ou Fofoca? Perfis do instagram como fontes de informações” apresentado por Iure Barreto e Ruy Filho com mediação de Fernando Guerreiro.
Outro destaque é a participação da 2ª vice-presidente da ABI, Suely Temporal, como palestrante no evento. A programação pode ser consultada nas redes sociais (@screamsalvador) e no site do evento (https://www.screamfestival.com.br/#programacao).
_
*Catharine Ferreira é estagiária de Jornalismo da ABI.
Edição: Joseanne Guedes.