Notícias

Ufba pesquisa uso da inteligência artificial pela imprensa

Estudo é fruto de parceria com a Universidade Nova de Lisboa e a Universidade de Santiago de Compostela

O uso de inteligência artificial no jornalismo tem sido discutido por profissionais de diversas áreas internacionalmente. Pensando nesse cenário, surgem iniciativas como o “Questionário Jornalistas e Inteligência Artificial: Percepções, práticas, desafios e oportunidades”. 

Em fase de coleta de dados, a pesquisa busca disponibilizar publicamente as evidências sobre o atual estado de percepção e de práticas resultantes da adoção de Inteligência Artificial (IA) por jornalistas profissionais no contexto Ibero-Americano. 

A pesquisa considera IA todas as formas computacionais automatizadas que apoiem os jornalistas a recolher, analisar e apresentar informações, classificar dados, identificar padrões, gerar pistas e criar conteúdo escrito e audiovisual (imagens, áudio, vídeo, código).

Quem desejar contribuir com a pesquisa, deve preencher o formulário (https://forms.office.com/e/hhWmkAV7Wm), feito exclusivamente para os profissionais da imprensa que atuam no Brasil. As questões permeiam práticas de trabalho e reflexões deontológicas sobre o fazer jornalístico.

A equipe à frente do projeto conta com a professora da Faculdade de Comunicação da Ufba, Suzana Barbosa; a também professora e jornalista, Sara Perez Seijo – da Universidade de Santiago de Compostela -, e Paulo Nuno Vicente, jornalista e professor na Universidade Nova de Lisboa.

O projeto possui apoio do Sindicato dos Jornalistas Portugueses (SJ), Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), Sindicato dos Jornalistas do Estado da Bahia (Sinjorba), Federación de Asociaciones de Periodistas de España (FAPE) e Red de Colegios Profesionales de Periodistas.

publicidade
publicidade