Jornalistas, artistas do traço e repórteres fotográficos de todo o Brasil têm até o dia 31 de julho para inscrever suas produções e concorrer ao 45º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos – PVH. Para concorrer, basta acessar o site, preencher a ficha de inscrição e seguir as orientações da plataforma.
O Prêmio Vladimir Herzog presta homenagem a jornalistas, repórteres fotográficos e artistas do traço que, por meio de seus trabalhos cotidianos, defendem a democracia, a paz, a justiça e os direitos humanos.
Nesta 45ª edição são aceitos trabalhos jornalísticos publicados ou veiculados no período compreendido entre 1º de julho de 2022 e 30 de julho de 2023. Na categoria livro-reportagem, serão aceitas inscrições de obras editadas entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2022.
Considerado entre as mais significativas distinções jornalísticas do país, o Prêmio Vladimir Herzog tem abrangência nacional e reconhece, ano a ano, trabalhos que defendem e valorizam a Democracia e os Direitos Humanos em 7 categorias:
- Produção jornalística em texto – reportagens em texto publicadas em veículos impressos ou eletrônicos (no caso de série, limitada à inscrição de uma reportagem)
- Produção jornalística em áudio -reportagens ou documentários em áudio(no caso de série, limitada à inscrição de uma reportagem ou episódio)
- Produção jornalística em vídeo – reportagens ou documentários em vídeo (no caso de série, limitada à inscrição de um episódio)
- Produção jornalística em multimídia -reportagens multimídia publicadas na internet(no caso de série, limitada à inscrição de uma produção)
- Fotografia – foto ou série fotográfica publicada em veículos impressos ou eletrônicos (no caso de série, limitada a até 6 imagens)
- Arte – ilustrações, charges, cartuns, caricaturas e quadrinhos publicados em veículos impressos ou eletrônicos(no caso de série, limitada à inscrição de uma obra ou peça)
- Livro-reportagem – obras editadas e lançadas no ano de 2022 (limitada à inscrição de uma única obra por autor ou autora)
Sobre o prêmio
A criação de um prêmio de imprensa com o objetivo de estimular jornalistas e artistas do traço a tratarem do tema da Anistia e dos Direitos Humanos foi uma das resoluções aprovadas no Congresso Brasileiro de Anistia realizado em Belo Horizonte, em 1978, articulado e promovido pelo CBA – Comitê Brasileiro de Anistia. Foi de Perseu Abramo, à época diretor do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo e representante da entidade no Congresso, a ideia de dar o nome de Vladimir Herzog ao prêmio que ali surgia.
Já em sua primeira edição, em outubro de 1979, o Prêmio Vladimir Herzog estimulou a luta pela Democracia: ajudou a chegada da Anistia, em agosto deste mesmo ano, e a mobilização pelas eleições diretas para Presidente da República, que só ocorre 1989. Deste então, além de reverenciar a memória do jornalista Vladimir Herzog, torturado e morto em 25 de outubro de 1975 nas dependências do DOICodi, em São Paulo, o Prêmio reconhece o trabalho de jornalistas que colaboram na defesa e promoção da Democracia, da Cidadania e dos Direitos Humanos e Sociais.
- Acesse aqui o sistema de inscrição.
Mais informações
www.premiovladimirherzog.org
Instagram: premiovladimirherzog/
Facebook: premiovladimirherzog
Twitter: @premioherzog
YouTube: @premiovladimirherzog/