A Universidade do Estado da Bahia (UNEB), campus Seabra, realizou a 1ª Semana Regional de Comunicação, reunindo estudantes, professores, pesquisadores e comunicadores populares em torno do tema “Territorialidades e práticas convergentes”. O evento, ocorrido de 24 a 26 setembro, buscou fortalecer a formação acadêmica em Jornalismo, ao mesmo tempo em que envolveu a comunidade universitária e regional em um espaço de troca de saberes.
Com uma programação diversificada, a iniciativa promoveu palestras, mesas-redondas e atividades práticas, criando oportunidades para os participantes refletirem sobre os desafios da área e se inspirarem em experiências compartilhadas.
Entre os convidados o evento recebeu o diretor de Defesa da Liberdade de Informação e dos Direitos Humanos da Associação Bahiana de Imprensa (ABI), Paulo de Almeida Filho, que contribuiu como palestrante e mediador. Ele destacou a relevância da iniciativa para a formação crítica e prática dos futuros comunicadores.
“Participar desse evento foi importante para trocar experiências e fortalecer a pauta do jornalismo e da comunicação comunitária, especialmente entre universitários”, avalia.
Para ele, a Semana Regional de Comunicação marcou um passo importante para consolidar o diálogo entre a academia e a sociedade, reafirmando o potencial da universidade pública como promotora de conhecimento e cidadania.
“Momentos como esse reverberam a relevância da comunicação como um instrumento de mobilização social, propondo iniciativas que possam se transformar em politicas públicas para uma educação midíatica, boas práticas de comunicação, o enfretamento da desinformação e a democratização da informação”, completa.
 
						 
		

