No próximo dia 14/05, a Associação Bahiana de Imprensa (ABI) recebe mais um nome de peso da música instrumental na Bahia, para um recital de violão na Série Lunar. Desta vez, o evento mensal de música ao vivo traz Vladimir Bonfim, professor da UFBA e vencedor de múltiplos prêmios entre França e Brasil. O concerto gratuito acontece às 19h, no Auditório Samuel Celestino, 8º andar da Associação Bahiana de Imprensa, na Praça da Sé, em Salvador.
Fruto da parceria entre a ABI e a Escola de Música da UFBA (EMUS), a Série Lunar proporciona concertos com professores, servidores do corpo técnico-administrativo e alunos vinculados à Emus. As atividades contribuem para o fomento à cultura, em um ambiente agradável, com público qualificado, formado por comunicadores, acadêmicos, professores e sociedade em geral. Tudo isso com uma vista privilegiada sobre o Pelourinho, a Bahia de Todos-os-Santos, e a lua cheia.
No programa desta edição da Série Lunar, que é a segunda apresentação da temporada 2025, encontram-se composições de alguns dos nomes mais importantes da história da música para violão, entre Brasil, Espanha e América Latina. Vladimir Bomfim vai performar suas interpretações de clássicos como: Recuerdos de Alhambra, de Francisco Tarrega; Prelúdio Nº 3, de Heitor Villa-Lobos; Astúrias, de Isaac Albéniz; Samba Triste, de Baden Powell; Valsas Venezuelanas n° 2 e 3, de Antônio Lauro; e muito mais.
Vladimir Bomfim
Natural de Salvador, Vladimir Bonfim atua como solista, camerista, arranjador e compositor em diferentes esferas musicais, teatro, dança e cinema. É um dos mais premiados violonistas brasileiros da atualidade, tendo recebido honrarias como o segundo prêmio do IV Concours International de Guitare Forêt d’Orleans (França, 2001), o primeiro prêmio do VIII Concurso Nacional de Violão Souza Lima (São Paulo, 1997), ou os segundos prêmios do III Concours International de Guitare de Fontainebleau (França, 2001), do II Concurso Nacional de Violão Musicales (São Paulo, 1998), e do Concours National de Ceyzeriat (França, 2002).
Sua atuação o levou a residir por longos anos na França e África, e atuar em cidades como Paris, São Paulo, Strasbourg, Rio de Janeiro, Nancy e Porto Alegre, tocando com formações como l’Opéra de Strasbourg, l’Orchestre Philharmonique de Strasbourg, Orquestra Sinfônica da Bahia, Orquestra Sinfônica da UFBA, Duo Robatto e Camará Ensemble. Participou também como convidado de vários festivais, entre os quais o Festival de Jazz de Vandoeuvre (Nancy, França, 2012), 1º Rencontre Franco-Argentine de Musique Contemporaine (Paris, 2009) e o 2º Festival Internacional de Músicas Exploratórias (São Paulo, 2014).
Vladimir também é professor de violão da Universidade Federal da Bahia, doutor em violão pela mesma instituição e especializado em performance de músicas contemporâneas pelo Conservatoire National de Strasbourg, na França.
Apoio
Em meio às dificuldades financeiras da ABI, a Série Lunar esteve sob risco de ser cancelada em 2024, mas a 1ª secretária Amália Casal, coordenadora do projeto, mobilizou o apoio de empresas e instituições comprometidas com cultura e educação na Bahia, a fim de manter essa ideia de pé. Nesta edição de maio, a ABI agradece o apoio da ACBEU.
A Associação Cultural Brasil-Estados Unidos (ACBEU) é o único American Spaces na Bahia reconhecido pela Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, na categoria de centro binacional. Ao longo dos seus mais de 83 anos de atuação, a instituição que já formou mais de 400 mil alunos em língua inglesa, vem investindo na difusão cultural e no desenvolvimento social da Bahia através de projetos e soluções educacionais inovadoras.
A ACBEU é uma instituição sem fins lucrativos, com reconhecimento público municipal, estadual e federal e ainda signatária do Pacto Global da ONU, graças à agenda ESG na educação promovida através de suas unidades de negócio, e membro da Coligação das Entidades de Cultura Brasil-Estados Unidos, que tem como principais objetivos o ensino de inglês com excelência e a promoção da compreensão mútua entre Brasil e Estados Unidos.
SERVIÇO
Série Lunar 2025 – Recital de Violão com Vladimir Bomfim
Quando: 14/05, às 19h
Onde: Auditório Samuel Celestino (8º andar da Associação Bahiana de Imprensa) – Rua Guedes de Brito, 1 – Praça da Sé, Centro Histórico de Salvador)
Evento Gratuito