Notícias

12º Prêmio Gabo de Jornalismo abre inscrições

O jornalismo vive. Esse é o tema da 12ª edição do Prêmio Gabo de Jornalismo, promovido pela Fundação Gabo, para reconhecer e valorizar trabalhos jornalísticos da região da Ibero-América. A premiação está com inscrições abertas até 29 de fevereiro.

De acordo com a organização do prêmio, o tema tem o objetivo de valorizar o trabalho da categoria em meio a constantes ataques e tentativas de censura, além da grande capacidade de adaptação do jornalismo às plataformas digitais e à revolução tecnológica e o combate à desinformação.

Os trabalhos inscritos serão premiados nestas cinco categorias:

  • Texto: trabalhos de jornalismo escrito, como perfis, crônicas, entrevistas, reportagens, entre outras peças que se destaquem do ponto de vista do rigor jornalístico e do cuidado com a linguagem.
  • Fotografia: trabalhos de cobertura fotográfica que representam e comunicam acontecimentos, lugares, personagens ou acontecimentos através de imagens estáticas.
  • Áudio: obras de jornalismo sonoro, como peças de rádio ou podcasts, que exploram a engenhosidade da narração sonora e a diversidade de recursos no formato de áudio.
  • Imagem: trabalhos jornalísticos em suporte audiovisual, vídeo, animação ou outras formas de visualização digital, como documentários, séries, entre outros.
  • Cobertura: trabalhos sobre notícias, investigações e atualidades, como especiais multimídia que incluem recursos em diferentes mídias ou idiomas.

Serão três finalistas por categoria, que receberão oito milhões de pesos colombianos (cerca de R$ 10 mil) e serão convidados para o Festival Gabo 2024, realizado de 5 a 7 de julho na cidade de Bogotá.

Todos os trabalhos indicados e que cumpram as regras do concurso serão submetidos a um processo de julgamento e avaliados por um júri internacional formado por jornalistas renomados (em 2023 participaram 62 júris, avaliando 1.943 trabalhos). Após duas rodadas de avaliação, o júri escolherá 10 indicados por categoria, e entre eles, os três finalistas e o vencedor de cada uma.

Os vencedores das cinco categorias serão anunciados durante o Festival Gabo 2024. Eles serão premiados com 35 milhões de pesos colombianos (aproximadamente R$ 43,6 mil), um diploma de credenciamento e uma cópia da escultura “Gabriel”, da autoria do artista colombiano Antonio Caro. A estatueta homenageia Gabriel García Márquez, criador da Fundação Gabo.

Desde a sua criação em 2013, o Prémio Gabo recebeu 15.698 candidaturas e premiou mais de 65 vencedores de 34 países, entre os quais estão também os exaltados com os Reconhecimentos de Excelência e Clemente Manuel Zabala a um exemplar editor colombiano (2015-2021). Colômbia, Brasil, México, Argentina e Espanha continuam como os países com maior número de pedidos. Representam 59% do total de pedidos por país.

Envie seu trabalho por meio da plataforma de inscrição.

publicidade
publicidade